O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel, visitou nesta quinta-feira, 21 de agosto, a Rodoviária Intermunicipal Dr. Fadah Scaff Gattass para conhecer o novo sistema de videomonitoramento instalado no local. O equipamento, fruto de parceria entre a Prefeitura e a empresa Andorinha, já está em funcionamento e busca reforçar a segurança no terminal e em seu entorno.
"Atendendo à solicitação do prefeito Dr. Gabriel e com o compromisso de garantir mais segurança para a população, viajantes e trabalhadores, implantamos, em fase de testes, um sistema de monitoramento por câmeras no Terminal Rodoviário Intermunicipal de Corumbá. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a Guarda Municipal e a Empresa de Transportes Andorinha. Com o sistema, poderemos inibir infrações e comportamentos inadequados, facilitar investigações e averiguações de ocorrências, permitir respostas mais rápidas em situações de emergência, reforçar a segurança e aumentar a credibilidade do terminal junto à população", explicou o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, José de Carvalho Junior.
O sistema conta com nove câmeras instaladas e deverá ser ampliado nos próximos meses. Os equipamentos estão conectados a uma base da Guarda Municipal, que terá agentes fixos e uma viatura de apoio no terminal. A proposta é acelerar o tempo de resposta em casos de ocorrências, otimizar o efetivo e reduzir custos operacionais. O espaço onde o serviço está instalado ainda passará por reforma e adequações.
“Identificamos a segurança como a principal demanda. Esse sistema moderno de videomonitoramento vai garantir mais proteção para passageiros, trabalhadores e toda a comunidade do entorno. É um passo importante para dar maior tranquilidade a quem circula por aqui. É tecnologia a serviço da segurança da população de Corumbá”, destacou o chefe do Executivo municipal.
Na avaliação do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Fernando Lucena, a tecnologia vai integrar diferentes forças. “O monitoramento vai auxiliar não só a Guarda Municipal, mas também a Polícia Militar e a Polícia Federal. A ideia é unificar o trabalho e aumentar a capacidade de prevenir crimes”, disse. O secretário-adjunto de Segurança, Ubiratan Bueno, acompanhou a agenda.
Para o superintendente da Guarda Municipal, Daniel Cássios, a iniciativa é o “pontapé inicial” para ampliar a cobertura na cidade. “Com o sistema, conseguimos abranger até seis postos ao mesmo tempo. Isso libera parte do efetivo para rondas em outros locais e garante resposta mais rápida à população”, explicou.
O gerente da garagem da Andorinha em Corumbá, Adanilson Sovernigo, ressaltou que a parceria ajuda a coibir o transporte irregular e aumenta a proteção de usuários e funcionários. “Esse investimento em segurança beneficia toda a sociedade, porque inibe a ação de clandestinos e contribui para reduzir riscos de violência e transporte de produtos ilícitos”, afirmou.
De acordo com a Prefeitura, já está em execução o planejamento para expandir o modelo de videomonitoramento para outras regiões e equipamentos públicos municipais, como a Praça CEU, creches, escolas e unidades de saúde.