A homenagem ao “mestre do mundo do carnaval”, Ranulfo Galleano, foi tema da Imperatriz Corumbaense, primeira escola de samba a desfilar na noite deste domingo, 12 de fevereiro. Com o enredo “Imperatriz Celebra em Sinfonia de Pardais, a Mão que Ensina, Faz e Canta o Imigrante, Professor e Carnavalesco Ranulfo Galleano”.
Com 600 componentes, em 10 alas, a agremiação contou a história do próprio carnavalesco na Avenida. Foram exaltadas sua importância para o desfile de fantasias do Corumbaense Futebol Clube; o amor pela Folia de Momo e sua trajetória como professor.
De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), oito quesitos, com dois jurados cada, estiveram sob avaliação: bateria; samba-enredo; fantasias; alegorias; enredo; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira e o conjunto harmônico (harmonia/evolução). Pelo regulamento, as agremiações tiveram tempo mínimo de 55 minutos de desfile e máximo de 70 minutos.
O Carnaval de Corumbá 2024 - 'Pantanal é a Passarela do Samba e da Alegria' é uma realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESCC) e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS). O apoio cultural é da Ala Telecom.