O prefeito Marcelo Iunes recebeu os alunos da escola do Sesi Corumbá que integram a equipe TupiTech de Robótica. Os estudantes vão participar do Festival SESI de Robótica 2023, que acontece de 16 a 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrinha, em Brasília (DF) e reúne as melhores equipes das etapas regionais. O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, e o chefe de Gabinete, Élbio Mendonça, acompanharam a visita.
Os corumbaenses vão competir na categoria First Tech Challenge (FTC), modalidade de robótica avançada, para estudantes do ensino médio, na qual as equipes utilizam peças reutilizáveis para construir robôs de até 19 quilos capazes de realizar tarefas.
Na edição deste ano do Festival de Robótica, as equipes devem buscar soluções para desafios ligados à energia sustentável, com aplicação de conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês) para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões. O Festival Nacional é seletiva para um torneio internacional de robótica.
“Torço pelo sucesso da equipe TupiTech no torneio nacional de robótica e também parabenizo por levarem positivamente o nome de Corumbá para todo o Brasil. Torço também pelo sucesso profissional de todos vocês. Esta área de atuação é de muitas oportunidades profissionais”, disse Marcelo Iunes. Além de Corumbá, equipes de outras três cidades de Mato Grosso do Sul também vão participar da competição.
O chefe do Executivo corumbaense também agradeceu o apoio do presidente da Federação das Indústrias do. Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, pelo “grande apoio e incentivo” ao desenvolvimento do ensino técnico e científico dado a Corumbá pela Federação. Iunes lembrou que a robótica é um dos componentes curriculares e metodologia do currículo da Escola SESI, desde o ensino fundamental até o ensino médio.
Marcelo Iunes ressaltou que a Prefeitura trabalha na formalização de um convênio com a FIEMS para que alunos egressos da Rede Municipal de Ensino (REME) possam cursar o ensino médio integral/ técnico no Senai. O prefeito também agradeceu aos integrantes da equipe TupiTech por realizarem, em 2022, seminários com noções de robótica para alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).
Participaram da visita, realizada na quinta-feira, 16 de fevereiro, os seguintes integrantes da equipe TupiTech: Gabriel Bento (programador); Ingrid Neves (divulgação e marketing); Rogério Santos (construtor); Guilherme Beckman (engenharia e construção); Gustavo Teixeira (engenharia); Matheus Arruda (programador e construtor); Wanderley Huanco (construtor); Valeska Larissa (marketing); Beatriz Bassan (financeiro); Luiz Miguel (construtor); Matheus Henrique (construtor) e Gabriel Carvalho (marketing); além dos professores e técnicos da equipe TupiTech Ellen Conrado e Carlos Roberto Leão Campos. O trabalho dos estudantes pode ser acompanhado no Instagram no endereço: @tupi_tech.