A participação da Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ na segunda noite do ensaio técnico nesta terça-feira, 14 de fevereiro, mostrou que a tradição do carnaval corumbaense está garantida. A apresentação dos jovens passistas; mestre-sala e porta-bandeira; ritmistas e intérpretes trouxe a certeza que Corumbá terá samba de qualidade por muito tempo.
A “Corumbá do Amanhã’ vai participar pela primeira vez do carnaval. Em torno de 600 integrantes mirins vão desfilar na terça-feira, 21 de fevereiro, como uma das atrações do Carnaval Cultural. O prefeito Marcelo Iunes e a primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, acompanharam o ensaio.
“O projeto surgiu com o objetivo de garantir a manutenção da tradição do nosso Carnaval. A partir dessa inciativa, estamos descobrindo também vários talentos, várias crianças que podem se destacar no futuro”, disse a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.
“Trabalhamos no contraturno escolar, é uma proposta para aprendizado e valorização da nossa cultura e, vamos além. Também começamos a capacitar e qualificar os pais, que tiveram aulas de corte e costura. Tiveram ainda, aulas relacionadas à confecção de escultura para carros alegóricos. Trabalhamos não só a parte cultural, mas, principalmente, a questão social”, detalhou a secretária de Assistência Social.
Amanda ressaltou que aproximadamente 600 crianças e adolescentes, dos mais variados bairros da cidade, participam do projeto que é executado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). “Todas as escolas da Rede Municipal estão envolvidas no projeto e também a Oficina de Dança”, completou.
O projeto social Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ é uma iniciativa da Prefeitura, sob execução e coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Atende crianças e jovens de 8 a 17 anos no contraturno escolar com oficinas de percussão, violão e cavaquinho, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, passistas, rainha de bateria e também com oficinas de corte e costura para os pais.
Iniciativa pioneira
Depois da passagem da ‘Corumbá do Amanhã’ no ensaio técnico das escolas de samba, o prefeito Marcelo Iunes ressaltou que a iniciativa da Prefeitura em realizar o projeto da escola de samba mirim foi exaltada pela Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba).
“Em recente visita do presidente da Fenasamba a Corumbá, nosso projeto da escola de samba mirim foi apontado como pioneiro, inédito no Brasil. A escola de samba ‘Corumbá do Amanhã’ é um projeto incentivado pelo Município. Muitas escolas de samba do Rio de Janeiro têm projetos mirins, mas são para ensinar dentro daquela comunidade específica. Aqui, é aberto para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino”, disse o prefeito.
Marcelo Iunes reforçou a importância da iniciativa para garantir a preservação da tradição do carnaval corumbaense. “Começamos o projeto com a ideia de não deixar a tradição do Carnaval de Corumbá acabar. Percebemos que em muitos lugares está acabando. Em Corumbá a gente vê que a cada ano o carnaval está crescendo; mas existe a preocupação sobre quem vão ser os passistas, ritmistas, mestres de bateria, músicos, compositores no futuro. Partindo dessa avaliação criamos o projeto da escola de samba mirim”, afirmou.
O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, disse que com o ‘Corumbá do Amanhã’ a Prefeitura garante a sequência do carnaval corumbaense por muitos anos. “É uma grande iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, para garantir o futuro do nosso carnaval. Com certeza, o carnaval de Corumbá, a partir desse projeto maravilhoso vai ter grande continuidade. Por muito tempo teremos a alegra do carnaval corumbaense”, finalizou.
Depois da passagem da Corumbá do Amanhã, a segunda noite do ensaio técnico teve participação das escolas de samba: Estação Primeira do Pantanal; Imperatriz Corumbaense; Unidos da Major Gama; A Pesada e Unidos da Vila Mamona. Confira abaixo o samba enredo da ‘Corumbá do Amanhã’
Corumbá do Amanhã no Reino da Imaginação
Na Corumbá do amanhã
Meu sonho será real
Um mundo encantado
Em pleno Pantanal
Meu primeiro desfile
É uma viagem na imaginação
Sou um pequeno Jacaré
Nesse cenário de ilusão
A mente me convida a viajar
Um novo universo a descobrir
As portas estão abertas
A senha pra entrar é sorrir
No palácio dos sonhos
Tem princesa de todo lugar
A branca de neve com toda beleza
O lobo mau de gigante olhar
A chapeuzinho vai te derrotar
Soldadinho de chumbo
Toca o tambor pra se alegrar
Ser herói ou heroína
Tudo é a fantasia
Que nos faz encantar
O tempo não tem limite
A nossa infância não tem hora pra acabar
Sou… a criança que está dentro de você
De azul vermelho e amarelo
Deixe a magia acontecer