“Temos que olhar para a mulher e falar que ela é capaz de chegar a um lugar de destaque, ocupar um posto importante. Que ela tem a capacidade para ser o que ela quiser ser na sociedade”. Assim a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, resumiu a importância da primeira edição do ‘Protagonismo da Mulher Pantaneira – Construindo sua História’ realizada na noite da sexta-feira, 26 de maio, no Centro de Convenções. O prefeito Marcelo Iunes e o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, acompanharam o evento.

“Nosso objetivo foi trazer mulheres empreendedoras para contarem suas histórias de vida e também apresentar e homenagear as mais diversas profissões ocupadas pelas mulheres. A partir das histórias de vida destas mulheres, mostrar a cada uma de vocês que sejam protagonistas da sua história. Isso é empoderamento feminino, nós temos que incentivar as mulheres para o engrandecimento de cada uma de nós. É incentivar e falar que somos capazes”, pontuou Amanda Iunes em seu discurso.

A secretária de Assistência Social e Cidadania destacou que o evento ‘Protagonismo da Mulher Pantaneira – Construindo sua História’ quis encorajar e incentivar as mulheres a buscarem seu lugar de destaque na sociedade corumbaense. “Espero que cada uma de vocês saia daqui com uma sementinha plantada dentro do coração de vocês. Em Corumbá, temos uma rede imensa para poder acolher e ajudá-las. São vários os nossos serviços e temos uma rede eficaz, que faz com que busquemos encorajar essa mulher e inseri-la no mercado de trabalho”, disse.

“Buscamos dar visibilidade às mulheres em suas várias atividades de atuação, principalmente nas profissões", frisou a titular da Assistência Social da Prefeitura. Além de apresentações culturais e do Desfile de Profissões, o evento contou com uma feira de exposição e comercialização de produtos feitos por empresas comandadas ou gerenciadas por mulheres. O ‘Protagonismo da Mulher Pantaneira – Construindo sua História’ também promoveu um bate-papo – comandado pela servidora do Município e agente cultural, Lívia Gaertner – com as empresárias Joice Santana Marques, Amanda Miguéis e Karoline Palheta. Elas contaram suas histórias de vida e de empreendedorismo.

“Quero agradecer ao nosso prefeito, Marcelo Iunes, à Câmara Municipal, na pessoa do vereador Alex Dellas aqui presente. A Prefeitura e a Câmara são grandes parceiros que, juntamente com a nossa rede, nos encorajam a fazer sempre mais para nossas mulheres”, destacou a secretária e primeira-dama, Amada Balancieri Iunes.

Inspiração e empoderamento

Para o prefeito Marcelo Iunes, o evento da noite desta sexta-feira exaltou a competência de empresas comandadas por mulheres. “Vimos que estamos no caminho certo com nossas políticas de incentivar e valorizar o protagonismo e empoderamento feminino. Tivemos aqui histórias inspiradoras de empreendedorismo de mulheres, empresárias que acreditaram em seu potencial e acreditaram que podiam empreender. Isso é de fato o empoderamento das mulheres”, ressaltou.

“Soubemos aqui que a empresária de Turismo, Joice Santana, está empregando mais de 100 pessoas. As empresárias Amanda Miguéis e a Karoline Palheta também estão gerando emprego na cidade. Isso é prova da capacidade e da coragem que todas elas tiveram em empreender. Nós, do Poder Público, estamos nessa campanha, nesse apoio para o empoderamento cada vez maior e ampliação das oportunidades”, complementou Iunes.

“A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, está fazendo sua parte junto com a Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres, que estão cumprindo seu papel. Trouxemos esta noite estes casos de sucesso e mostramos para que as pessoas saibam que o caminho não foi fácil, mas com coragem elas tiveram sucesso. Parabenizo a secretária Amanda e toda sua equipe pela iniciativa”, finalizou o prefeito de Corumbá.