O Dia Nacional da Luta Antimanicomial celebrado nesta quinta-feira, 18 de maio, foi marcado pela realização do “2° Encontro Saúde Mental e Atenção Primária em Saúde” em Corumbá. Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o evento reúne representantes das 28 equipes de Saúde da Família; do Consultório da Rua e dos CAPS II (especializado no atendimento a adultos para transtornos mentais graves e persistentes); CAPS AD (atendimento para adultos especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas) e CAPS i (atendimento para crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas).

“Hoje é um dia para lembrarmos da luta antimanicomial. Ela é necessária porque quem tem o mínimo de conhecimento sabe que, antigamente, as pessoas que eram consideradas diferentes na sociedade, eram internadas em hospitais psiquiátricos, que na verdade não eram hospitais, eram manicômios. Então, o 18 de maio é um dia para conscientizar que o tratamento deve ser com respeito, com humanização. O paciente de transtorno mental grave, de transtorno mental leve ou usuário de álcool e droga tem o direito de ser tratado com dignidade”, explicou a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental de Corumbá, Marci Eliane de Melo Oliveira.

Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Dilene Ebeling Duran, esclareceu que o encontro desta quinta-feira tem como objetivo “estreitar as experiências e o conhecimento aproximando a atenção primária, que é quem está no território, quem está no bairro e próximo da população ao fluxo, que tem que ser dado a esse paciente, dentro da rede. Para atendermos de forma qualificada, de forma mais próxima também desses serviços, tanto quem está no território quanto na especializada, que são os que é o CAPS infantil, o CAP II e o CAPS AD. Então, são três serviços de saúde mental mas com estratégias diferentes e público-alvo diferente e que precisam agregar cada vez mais conhecimento a todos os profissionais”. As três unidades dos CAPS de Corumbá (AD, Infantil e II) retomam o funcionamento na sexta-feira, 19 de maio. As equipes estão participando da educação permanente nesta quinta, dia 18.

Até às 13 horas, os participantes acompanharão palestras que vão discutir “Reforma Psiquiátrica”, com a médica Saryane Kelen Vasconcelos Pereira; “Atenção Primária e Saúde Mental”, com a enfermeira Helen Tatiane Silva; e “Rede de Atenção Psicossocial de Corumbá (RAPS) com a assistente social e coordenadora do Núcleo de Saúde Mental de Corumbá, Marci Eliane de Melo Oliveira.