O prefeito Marcelo Iunes e o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Márcio Simões Corrêa, visitaram nesta quinta-feira, 4 de maio, alguns dos principais equipamentos da Rede Municipal de Saúde de Corumbá. A secretária municipal Beatriz Assad e a secretária-adjunta, Mariluce Leão, também acompanharam a agenda, que começou na UPA do bairro Guató.

Após percorrer toda a estrutura e conversar com pacientes e servidores, a equipe seguiu para a Unidade Básica de Saúde Simone Flores, que fica no mesmo bairro e está em fase final de construção. A UBS será uma das maiores da cidade e o objetivo da Prefeitura é de que ela funcione em três turnos, o que facilitaria o atendimento dos moradores da região e desafogaria a Unidade de Pronto Atendimento.

Outro local visitado foi o Centro de Especialidade Médicas (CEM) Fadah Gattass, localizado na rua Cabral. O secretário estadual conheceu toda a estrutura e elogiou o espaço. “Gostei muito do que vi aqui no Centro de Especialidades Médicas. Acho que Corumbá está bem servida enquanto CEM. Achei que aqui está bastante adequado”, afirmou Márcio Corrêa.

O Centro de Especialidades Médicas foi inaugurado pelo prefeito Marcelo Iunes em 2020. Lá funcionam 19 especialidades médicas: Clínica Geral, Dermatologia, Ortopedia, Geriatria, Endocrinologista, Cirurgia Geral, Urologia, Psiquiatria, Gastroenterologista, Anestesista, Cirurgia Vascular, Neuro Pediatra, Pediatria, Oftalmologia, Nefrologista, Cirurgião Pediátrico, Fonoaudiologia e Nutricionista.

No CEM também é possível realizar os exames de ultrassonografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, RX, teste da orelhinha e audiometria. Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura já tem o recurso necessário para reconstruir o segundo piso, onde poderão ser realizadas pequenas cirurgias.

“O primeiro piso foi concretizado com recursos próprios do Município. O segundo piso será com recursos do Estado que já estão assegurados, na ordem de R$ 1,7 milhão. O que acontece é a empresa que ganhou a licitação foi retirada do processo por determinação da Justiça, por isso a demora, pois temos que relicitar a obra e isso deve ocorrer até junho, com o início dos trabalhos”, explicou o prefeito Marcelo Iunes.

Do CEM, a comitiva seguiu para o Novo Pronto Socorro, inaugurado no ano passado. Eles visitaram os 30 novos leitos da Santa Casa, que ficam na parte superior do prédio e devem entrar em operação já na próxima semana.