O Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural 2025 realizado em Corumbá entre os dias 25 e 27 de novembro promoveu 527 atendimentos às trabalhadoras rurais e aos agricultores familiares, contemplando os assentamentos rurais Tamarineiro, Urucum, Mato Grande, Taquaral, Tamarineiro II, Paiolzinho, São Gabriel, PA 72 (Ladário), além de outras áreas de reforma agrária do entorno.

Foram oferecidos serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional, do Cadastro de Pessoa Física (CPF), de Contratos de Concessão de Uso (CCU) e do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além de solicitação de certidões, regularização de lotes, informações sobre políticas públicas da área da saúde, entre outros. O encerramento, no dia 27, com a entrega de documentos às agricultoras familiares.

As instituições parceiras do Incra no evento foram: Receita Federal; Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS), da Fazenda (Sefaz) e da Saúde; Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário (SFDA); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Prefeitura Municipal de Corumbá; Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania; Cactvs; Sicredi; e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A primeira edição do mutirão ocorreu no município de Itaquiraí, entre os dias 02 e 04 de setembro. A segunda etapa foi em Nova Andradina, de 09 a 11 de setembro. Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, o município de Nioaque recebeu os serviços. Já Sidrolândia sediou o evento entre os dias 04 e 06 de novembro.

Os mutirões foram realizados por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Com informações do Incra.

Leia mais: Mutirão oferece documentação e serviços para trabalhadoras rurais em Corumbá