A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur Pantanal), e o Senac Mato Grosso do Sul (Senac/MS) lançaram, na manhã desta terça-feira, 07 de outubro, a programação da Unidade Móvel de Gastronomia - Carreta do Senac, instalada no Centro de Convenções do Pantanal.

Os cursos, oferecidos de forma gratuita até fevereiro de 2026, integram o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e têm como meta qualificar profissionais da área de gastronomia, especialmente os que atuam em bares, restaurantes, barco-hotéis e meios de hospedagem - setores diretamente ligados ao turismo local.

Participaram da cerimônia de abertura, o gerente do Senac em Corumbá, Herivelton Brittenbach, o diretor-presidente da Fundtur Pantanal, José de Carvalho Junior, e o secretário Especial de Articulação Política e Institucional, Marcos de Souza Martins, representando o prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira.

A carreta-escola é equipada com uma cozinha completa e funciona como laboratório itinerante de gastronomia. As aulas unem teoria e prática, permitindo que os alunos experimentem técnicas profissionais em um ambiente similar ao do mercado de trabalho.

A iniciativa contribui para o fortalecimento da economia e do turismo regional. O turismo é uma das principais vocações do Pantanal, e a qualificação profissional é essencial para garantir que ele gere oportunidades e renda para nossa população.

A parceria busca ampliar o acesso à formação profissional e estimular o empreendedorismo em uma das regiões turísticas mais importantes do país. Para o Senac/MS, o projeto reforça o compromisso de levar educação de qualidade e oportunidades de emprego a todo o estado.

As inscrições são presenciais e podem ser feitas na unidade do Senac em Corumbá, na rua América, 4.389, das 8h às 12h e das 14h às 20h. Informações adicionais estão disponíveis pelo WhatsApp da Fundtur Pantanal: (67) 99619-1868.

Programação de cursos - Carreta do Senac 2025

Higiene e Manipulação de Alimentos: 07 a 09/10, das 08h às 12h

Elaboração de Ficha Técnica e Precificação: 13 a 17/10, das 08h às 12h

Preparo de Risotos: 13 a 17/10, das 18h às 21h

Corte e Cocção de Aves: 20 a 23/10, das 08h às 12h

Técnicas em Cortes e Vendas de Carnes Peixe e Jacaré: 20 a 27/10, das 18h às 21h

Cozinha Pantaneira: 27 a 30/10, das 08h às 12h

Comida de Rua: 03 a 13/11, das 08h às 12h

Culinária sem Glúten: 03 a 11/11, das 18h às 21h

Higiene e Manipulação de Alimentos: 17 a 19/11, das 08h às 12h

Panetones, Pães, Bolos e Roscas Natalinas: 24 a 27/11, das 08h às 12h

Aproveitamento Integral dos Alimentos: 24/11 a 01/12, das 13h às 17h