A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao 'Projeto Nós na Rede', iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília) voltada ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A proposta é qualificar o atendimento às pessoas em sofrimento mental, com foco no cuidado em liberdade e em práticas de redução de danos.
As atividades começaram oficialmente em todo o país no último dia 18, com uma aula magna ministrada pelo diretor do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Marcelo Kimati. O curso oferecido pelo programa tem carga horária de 120 horas, das quais 90 são em formato online e 30 presenciais, distribuídas em cinco encontros até fevereiro de 2026.
Em Corumbá, o primeiro encontro ocorreu em 08 de agosto, reunindo 30 trabalhadores da rede de saúde do município e da cidade vizinha de Ladário. Os próximos módulos estão previstos para 10 de outubro, 28 de novembro, 19 de dezembro e 06 de fevereiro do próximo ano.
A expectativa é que a formação amplie a capacidade de acolhimento e cuidado a pessoas em sofrimento psíquico, em conflito com a lei e em situações relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas.
O 'Nós na Rede' prevê a oferta de 42 mil vagas em todo o território nacional. A meta é contemplar todas as unidades da federação e reforçar o papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como articuladores do cuidado no território, contribuindo para a desinstitucionalização e a redução de danos.