Com o compromisso de promover o bem-estar animal, saúde pública e o controle populacional de cães e gatos, a cidade de Corumbá vai receber, entre os dias 11 e 20 de agosto de 2025, a Caravana da Castração. A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, com apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.
Os atendimentos acontecerão no Poliesportivo Nação Guató, situado na Rua Geraldino Martins de Barros, nº 1122, e serão destinados exclusivamente a cães e gatos.

Para garantir o atendimento, é obrigatório o cadastro antecipado no site oficial do programa estadual: www.sigpet.ms.gov.br. No ato do cadastro, os tutores deverão preencher os dados pessoais e do animal, como idade, porte e raça. O agendamento estará disponível nos dias 9 e 10 de agosto, também pelo site oficial. A castração é considerada uma das medidas mais seguras e eficazes para o manejo populacional ético, contribuindo para o controle reprodutivo, o combate ao abandono, a prevenção de zoonoses e a melhoria da qualidade de vida dos animais.

A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal reforça que o atendimento é totalmente gratuito e será feito por equipe especializada, garantindo segurança e cuidado aos animais. Além do procedimento cirúrgico, os pets também receberão orientações pré e pós-operatórias. A expectativa é de que sejam realizadas 1.400 castrações, ajudando a fortalecer as ações de bem-estar animal e saúde pública no município.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.