A Prefeitura de Corumbá iniciou no sábado, 19 de julho, à programação da Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, com um seminário voltado a mototaxistas cadastrados na Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat). O evento foi promovido em parceria com a Escola de Governo e teve como tema “Desacelere, o seu bem maior é a vida”.

A capacitação, realizada no auditório do Paço Municipal, reuniu profissionais para palestras sobre direção defensiva e saúde do trabalhador. Os temas foram abordados por Marcelo Cansação Silveira, conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS) e oficial da Polícia Militar, e por Olga Sanabria, psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

“Receber os mototaxistas aqui no auditório da Prefeitura é mais do que simbólico: é um gesto de respeito e escuta ativa. Esses profissionais fazem parte da rotina da cidade, atendem bairros, levam estudantes, trabalhadores, cuidam de pessoas e precisam estar qualificados e amparados pelas políticas públicas", destacou o prefeito Dr. Gabriel.

A diretora-presidente da Agetrat, Mariana Ricco, reforçou que o evento faz parte de um conjunto de ações da gestão municipal voltadas à organização do setor, melhoria do trânsito e valorização do trabalhador corumbaense. “Nosso compromisso é oferecer suporte, capacitação e diálogo com todas as categorias que integram o sistema de mobilidade urbana da cidade. Este workshop é apenas um dos passos nessa construção conjunta com os mototaxistas e demais trabalhadores dos serviços de transporte”, afirmou.

De acordo com Rosangela Villa da Silva, superintendente da Escola de Governo, a ação atende a uma demanda da Agetrat e integra o programa de formação da Prefeitura para servidores e a população. “A formação contínua é essencial para preservar vidas e garantir segurança nas vias”, disse. Os os participantes receberam brindes e itens de segurança, como capacetes, coletes refletivos, antenas corta-pipa e chaveiros, como forma de incentivo à condução responsável e valorização da categoria.

A Semana Nacional foi instituída pela Lei nº 15.006, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em outubro de 2024. A norma também criou o Dia Nacional do Motociclista, celebrado em 27 de julho, data que orienta a realização da campanha anual.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Brasil tem 32,5 milhões de veículos como motos, motonetas e ciclomotores. Desse total, 53,8% dos proprietários não possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para a categoria. Ainda segundo a pasta, as motocicletas estão envolvidas em ao menos 25% dos acidentes e em mais de 30% das mortes no trânsito no país.