Corumbá sedia na segunda-feira, 28 de julho, a '5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres'. O evento será realizado, nos períodos matutino e vespertino, no Centro de Convenções do Pantanal, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”.

Publicado na edição de quarta-feira, dia 09, do DIOCORUMBÁ, o decreto nº 3.477, assinado pelo prefeito Dr. Gabriel, estabelece que a conferência será coordenada pela Superintendência de Políticas Públicas, por meio da Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e participação dos municípios de Ladário, Miranda, Aquidauana e Anastácio.

O encontro em Corumbá integra a etapa regional da '5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres', que por sua vez compõe o processo preparatório da '5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres', convocada pelo Ministério das Mulheres.

Entre os objetivos estão o fortalecimento da participação social das mulheres, a elaboração de diagnósticos sobre suas condições de vida nos territórios e a definição de ações prioritárias nas políticas públicas voltadas ao público feminino. O evento também elegerá as representantes da região para a etapa estadual.

A conferência será estruturada em seis eixos temáticos: participação social e democracia; enfrentamento às violências de gênero; autonomia econômica e trabalho; saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; educação para a igualdade de gênero e cultura de paz; e mulheres e justiça climática, com foco em sustentabilidade e direitos territoriais.

Programação

07h30 – Acolhimento, credenciamento e entrega dos materiais

08h – Abertura

Fala introdutória da gerente Viviane Neves sobre sustentabilidade turística

08h10 - Apresentação cultural

Apresentação da Cia de Dança do Pantanal

08h20 – Abertura Oficial

09h – Palestra Magna

“A importância da sociedade civil na construção das políticas públicas”
Palestrante: Prof. Drª Maria Angélica Biroli Ferreira da Silva

10h – Debate dos eixos temáticos

Eixo I - Participação social e democracia

Eixo II - Enfrentamento às violências de gênero

Eixo III - Autonomia econômica e trabalho

Eixo IV - Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos

Eixo V - Educação para a Igualdade de Gênero e Cultura de Paz

Eixo VI - Mulheres e Justiça Climática: Sustentabilidade e Direitos Territoriais

11h30 – Intervalo para almoço

13h – Retorno

Plenária de Síntese das propostas

15h – Eleição das delegadas

16h – Encerramento