A Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Corumbá) registrou 507 atendimentos no período de 02 de janeiro a 12 de março de 2025, informa balanço divulgado pela instituição. O levantamento também revelou o perfil dos consumidores atendidos e os principais alvo de reclamações.
Dos consumidores que buscaram atendimento, 53% são homens e 47% mulheres. A maioria das reclamações foi feita por pessoas entre 61 e 70 anos (30%). Logo depois aparecem os públicos com faixa etária 51 a 60 anos (21%) e acima de 70 anos (19%).
O balanço do Procon Corumbá mostra que bancos, financeiras e administradoras de cartão concentram o maior número de reclamações dos consumidores (53%). Na sequência, figuram o varejo (16%); telefonia móvel e internet (13%) e concessionárias de serviços públicos - energia elétrica, água e esgoto (11%).
Além dos atendimentos, a Agência de Proteção realizou 31 fiscalizações no comércio local para garantir o cumprimento das normas de defesa do consumidor. Também foram promovidas 55 audiências de conciliação para solucionar conflitos consumeristas.
Entre as ações desenvolvidas no período destacam-se: PROCON no Carnaval, com orientação aos comerciantes sobre a venda de produtos carnavalescos; pesquisas de mercado, com levantamento de preços de material escolar e mensalidades escolares para orientar os consumidores.
Para 2025 o Procon Corumbá planeja as seguintes ações: Fala PROCON – criação de um canal direto para atendimento ao consumidor; Processo de informatização permitindo acesso digital aos processos e reclamações, evitando a necessidade de deslocamento até a sede da Agência; Selo ‘Empresa Amiga do Consumidor’ – reconhecimento das empresas que se destacam no atendimento ao consumidor e implantação da Gerência de Superendividamento, especializada para auxiliar consumidores com dificuldades financeiras.