O prefeito Dr. Gabriel participou no final da tarde desta quinta-feira, 20 de fevereiro, da inauguração da sede própria da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em Corumbá. Ele destacou que a instituição tem papel fundamental na sociedade. “É a voz de quem não tem recursos para se defender, é o amparo de quem busca seus direitos e a segurança de que ninguém ficará sem assistência jurídica por falta de condições financeiras”.
Na avaliação do chefe do Executivo Municipal, a nova sede – localizada na rua Campo Grande esquina com a rua Luiz Feitosa Rodrigues, n° 2094 – reafirma o compromisso essencial de “garantir justiça, dignidade e acesso aos direitos para todos os cidadãos, especialmente aqueles que mais precisam” e também cristaliza a “valorização dos defensores públicos e servidores da instituição”.
“Aqui nós estamos garantindo que a justiça seja acessível a todos. Também representa o respeito e o compromisso dos poderes públicos com a igualdade e a inclusão social. Como prefeito de Corumbá, reafirmo nosso compromisso de continuar trabalhando em conjunto com a Defensoria Pública, garantindo que a nossa população tenha acesso a serviços de qualidade e a uma cidade mais digna e humana”, disse Dr. Gabriel.
Para o coordenador da 2ª Regional de Corumbá, defensor público Fernando Eduardo Silva de Andrade, a inauguração da sede própria representa "um marco, não só para as instituições essenciais da justiça, mas para a própria democracia. Dentro dessas paredes será concretizado, dia após dia, mês após mês, ano após ano, o direito inalienável da população necessitada de ser ouvida e ter suas demandas atendidas. Este prédio não é apenas concreto e parede, representa a realização de um sonho coletivo, um compromisso com a justiça e a dignidade de todos. Demonstra que a Defensoria Pública é, de fato, ferramenta essencial para a construção de um Estado mais justo e equilibrado. Representa, afinal, o direito de todas as pessoas de poder buscar os seus direitos”.
Em seu discurso, o defensor público-Geral de Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Gasparini, ressaltou que o investimento na construção da sede própria devolve para a sociedade os impostos que ela paga. "Investimos, nessa unidade, pouco mais de 4 milhões de reais. Este valor é a devolução da Defensoria para a sociedade, porque a sociedade paga as suas taxas, seus impostos. Esta verba vem exclusivamente do nosso Fundo de Aperfeiçoamento e Aparelhamento da Defensoria Pública", disse.
A nova sede
A nova sede da Defensoria Pública de MS em Corumbá conta com área construída de 846,21 m² e um terreno total de 1.171,28 m², dispõe de estrutura moderna com recepção, saguão de atendimento com 108 assentos e quatro guichês, auditório para 24 pessoas, sala de reuniões, brinquedoteca, salas para atendimento psicológico e assistência social, 12 gabinetes, espaço de convivência para servidores, entre outros ambientes. Também foram implementadas melhorias para acessibilidade, incluindo elevador e banheiros adaptados.
A estrutura foi projetada para oferecer mais conforto e acessibilidade aos assistidos, com climatização adequada tornando o ambiente mais acolhedor para os munícipes de Corumbá e Ladário. O espaço também proporcionará um suporte mais humanizado, especialmente para famílias que buscam atendimento na Defensoria.