Dois atletas do Programa Geração Olímpica, iniciativa da Prefeitura e coordenada pela Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC), foram convocados para representar o Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro Região IV de Judô, que acontece de 31 de março a 2 de abril na cidade de Brasília (DF).

Ricardo Henrique Santos Corrêa, no Sub-13 categoria Super Ligeiro (-28 quilos) e Lukas Gabriel Rodrigues Menacho, na Sub-15 categoria Meio Pesado (-73 quilos), garantiram as vagas após conquistarem os segundos lugares no Meeting Estadual da modalidade, disputado no último final de semana  em Campo Grande.

A equipe Funec/Corumbaense ainda conquistou mais 5 medalhas na Capital do Estado: o sensei Luiz Paulo Freitas Ribeiro, instrutor do Geração Olímpica, foi o primeiro colocado na categoria veterano Peso Médio (-90 quilos) e Pedro Henrique Almeida foi segundo no Sub-18 Ligeiro (-55 quilos).

Clóvis Pereira Júnior, na Veteranos Meio Médio (até 81 quilos), também foi prata, enquanto Camilly Pereira Ribeiro, na Sub-13 Meio Leve (-34 quilos), e Alexandra dos Santos, na Sub-18 Ligeiro (-44 quilos) conquistaram a medalha de bronze. Pedro Moraes de Toledo Soares ficou em quinto no Sub-15 Meio-Médio (-60 quilos).

O Funec/Corumbaense teve total apoio da Prefeitura de Corumbá para a disputa do Meeting Estadual de Judô. Em setembro do ano passado, o prefeito Marcelo Iunes entregou 20 judoguis (uniforme tradicional usado para prática de judô) e 42 placas de tatames para o programa ‘Luta pela Cidadania’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e a Funec, que usa o esporte para trabalhar na prevenção ao uso de drogas.

O ‘Luta pela Cidadania’ promove, através do judô, a construção e a socialização do conhecimento sobre drogas para o público infanto-juvenil (na faixa etária de 08 a 17 anos), visando torná-los menos vulnerável a assumir comportamentos de risco para o uso indevido de drogas. O foco principal do programa é conduzir as crianças e adolescentes à reflexão, contribuindo para a visão crítica das situações e dos problemas e para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de escolha.