Na tarde da última sexta-feira, 13 de dezembro, cerca de 110 famílias da Zona Rural de Corumbá estiveram no Centro de Convenções do Pantanal para receberem orientações do secretário executivo de Agricultura Familiar do Estado (SEAF-SEMADESC), Humberto Mello, sobre a primeira parcela do Programa Fomento Rural, apoio financeiro destinado às famílias rurais em situação de vulnerabilidade por meio da execução de pequenos projetos produtivos.
A iniciativa é do Governo Federal em Parceria com o Governo do Estado. Para contatar as famílias elegíveis para o programa, a equipe técnica do CRAS Albuquerque, que acompanha as famílias do território rural, entrou em ação através da busca ativa das famílias.
A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS Albuquerque desenvolve o trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizando reuniões mensais intergeracionais, onde também é feita atualização do Cadastro Único, tornando possível identificar as famílias de baixa renda.
O papel do CRAS foi essencial para que a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidades Tradicionais alcançasse seu principal objetivo. Através de várias reuniões foi possível a divulgação do Programa Fomento Rural possibilitando o acesso das famílias ao incentivo financeiro através de entrega de projetos com objetivo de gerar renda a curto ou a longo prazo.