Promovida pelas Prefeituras de Corumbá e Ladário, a 5ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, no auditório do Sindicato Rural de Corumbá. O evento, coordenado pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá e da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário, tem como objetivos incentivar e ampliar a participação popular na construção de propostas para o enfrentamento dos desafios climáticos e de eleger os delegados que vão representar a região na etapa Estadual da Conferência.

“Nossa missão aqui é elaborar medidas adaptativas e preventivas para a região. Por isso a importância de uma ampla participação da população para o debate a formulação dessas propostas”, afirmou a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid, ue representou o prefeito Marcelo Iunes na abertura dos trabalhos. Ele ainda agradeceu aos facilitadores, mediadores, à ACERT (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo), ao Sindicato Rural e à equipe da Fundação.

Representando o prefeito de Ladário, o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário, Marcio Cavasana, destacou a importância do trabalho conjunto realizado entre os dois municípios e lembrou dos impactos causados pelos incendios florestais. “Buscar mecanismos para preservar o bioma é nossa responsabilidade por termos 85% do Pantanal”, pontuou.

A 5ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente tem como tema “Emergência Climática” e foi organizada em 5 eixos: Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, e Governança e Educação Ambiental.