A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira, 27 de novembro, a 17ª edição do Prêmio Professor por Excelência. O evento, cujo objetivo principal é estimular a pesquisa entre os Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino (REME) e valorizar as iniciativas pedagógicas pautadas no processo de ensino aprendizagem, foi realizado no Centro de Convenções do Pantanal e reuniu cerca de mil servidores.
“Muito feliz nesse momento que estamos celebrando a excelência na educação na nossa Rede Municipal. Também quero parabenizar os 85 participantes inscritos este ano. Esse prêmio marca o reconhecimento e a valorização dos profissionais da educação diariamente em suas atividades cotidianas e que transforma a vida dos alunos em uma jornada educacional”, afirmou o secretário municipal, Genilson Canavarro de Abreu.
“Essa excelência é uma virtude, um padrão de qualidade e mostra um trabalho que vai além das expectativas e se concretiza na aprendizagem de nossos alunos”, completou o secretário, lembrando que cada professor premiado vai receber o incentivo de R$ 2 mil cada um e que todos os responsáveis pelos 85 trabalhos participantes terão uma bolsa de estudo de 40% no mestrado em Educação, que vai começar em 2025.
“Quero agradecer a todos gestores, professores, administrativos, aos Conselhos, coordenadorias, e todos que nos ajudaram ao longo desses 7 anos de trabalho na gestão Marcelo Iunes. Nós tivemos nesse período o olhar de gestão escolar, do que realmente precisávamos nas unidades de ensino”, conclui Genilson.
A secretária-adjunta, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, lembrou do servidor Jefferson Paulo da Silva, que faleceu na manhã desta quarta-feira, aos 55 anos. “Uma perda irreparável do nosso colega de trabalho. Meus sinceros sentimentos à família e amigos. É muito difícil vir a um momento de comemoração como este e receber uma notícia tão triste quanto essa”, afirmou.
“Hoje reunimo-nos para celebrar a educação, essa ferramenta poderosa de transformação de vida”, continuou Maria do Carmo, que complementou: “Que este momento seja de inspiração crescimento, compartilhamento de conhecimentos. Este evento também tem uma vibração diferente, de gratidão e de despedida. Estamos encerrando um ciclo de sete anos lutando pela nossa Educação. Quando Genilson e eu aceitamos esse desafio, deixamos claro que lutaríamos pela nossa classe e muitas foram as nossas conquistas”, concluiu.
Resultados
Na categoria Múltiplas Linguagens da Educação Infantil, a vencedora foi a professora Priscila Leite de Freitas, da CEMEI Maria Benvida, com o trabalho “Preservar é um ato de amor”. Na categoria Inovação Pedagógica 1º ao 5º ano, a vencedora foi Waldriely Gomes da Costa, da Escola Tilma Fernandes Veiga, com o projeto Cadê a abelhinha que estava aqui?
Na categoria Inovação Pedagógica 6º ao 9º ano, o vencedor foi o trabalho Pantanal em arte - cultivando aluno artista na zona rural Sul-mato-grossense, realizado na escola rural Luiz de Albuquerque pela professora Jhennifer Raissa Diniz Dias. Na categoria Educação Inclusiva em Foco, a campeã foi Josilene da Silva Augusto, do Almirante Tamandaré, com o trabalho Meu lado esquerdo: materiais didáticos adaptados.
Na categoria PROATIC (Professor Destaque – Tecnologias Educacionais), a vencedora foi a professora Sarah de Lima Sales, com o trabalho Conectando Saberes: Robótica Educacional e Inclusão Tecnológica, realizado na escola Luiz Feitosa Rodrigues.