Corumbá recebeu nesta segunda, 11 de novembro, a 1ª Oficina Presencial do projeto Saúde Redes: estratégias para o fortalecimento da regionalização e do cuidado em rede nas regiões compostas por municípios de pequeno porte. O trabalho integrou servidores da Prefeitura de Corumbá, de Ladário e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems-MS).
A coordenadora do Apoio do Cosems-MS, Aparecida Barros Bonet, integrou o grupo de trabalho que segue até o final de 2025, com o objetivo de fortalecer e consolidar a regionalização (processo para corrigir a desigualdade no acesso e distribuição de serviços de saúde), com foco na organização e governança da rede de atenção.
Durante os trabalhos, foi feita a Apresentação do Projeto, Rodada de Apresentação dos participantes, Trabalho em Grupos Diversidade Momento, Plenária de compartilhamento das reflexões grupais, Pactuações e Encaminhamentos.
O destaque desse projeto é uma metodologia que articula um ciclo de conhecimento, priorização e aprendizagem significativa, produzindo inovações em serviço que fortalecem o trabalho e a produção de conhecimento colaborativo.
Além do hospital, também são parceiros do projeto: Hospital Sírio Libanês, O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems-MS). Com informações da assessoria de imprensa da Cosems-MS.