Nos dias 24, 25 e 26 de junho, Corumbá receberá a Etapa Pantanal do ciclo de Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas, uma iniciativa do Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), juntamente com o Comitê Científico sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios no Brasil (Icomos-BR).

O encontro será o segundo presencial do ciclo, pensado para contemplar temas e demandas específicas de cada um dos principais biomas do Brasil (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal). Luana Campos, secretária do Comitê do Icomos, ressalta que as informações abordadas durante as oficinas comporão o documento final da Carta sobre Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas que será apresentada na COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), em 2025".

Especialistas, pesquisadores da área de preservação e agentes públicos vão discutir alternativas para o cenário de patrimônio cultural e principais efeitos das mudanças climáticas na região, com a participação da sociedade civil diretamente atingida.

O presidente do CAU/MS, João Augusto Albuquerque Soares, convida os profissionais de arquitetura e urbanismo para o diálogo. "A participação dos arquitetos é fundamental para a prevenção e busca de solução para as questões climáticas, tanto em relação ao patrimônio, quanto em relação às moradias".

O superintendente do IPHAN/MS, João Santos, frisa que o assunto é uma emergência. "Corumbá está convivendo com o calor excessivo agravado pelas queimadas e a topografia da cidade nos preocupa, pois a parte baixa da cidade abriga a área tombada. Quando falamos do patrimônio imaterial, há também a relação da população ribeirinha e a tradição de banhar o santo no Rio Paraguai, que pode ser afetada por essa dinâmica do clima, assim como a escassez da matéria-prima da viola de cocho. A vida como um todo sofre consequências das mudanças climáticas".

A etapa Pantanal é realizada pelo IPHAN, ICOMOS, Prefeitura de Corumbá e UFMS, com apoio do CAU/MS, Lhg Mining e Setesc - Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. Todo o público interessado pode participar gratuitamente do evento, que será realizado no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Goméz: Rua Domingos Sahib, 570, Centro, a partir das 8h do dia 24.