A Prefeitura de Corumbá participou da Reunião sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, realizada pela Presidência da República,em Brasília. O encontro marcou a divulgação dos dados do 1º Relatório de resultados do Indicador Criança Alfabetizada. O secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, representou o Município no evento.

O estudo apresentado revelou que em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Inep para o segundo ano do ensino fundamental. O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados, em 2023, que contou com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras.

Para 2024, a meta de alfabetização almejada pelo governo é de 60% das crianças brasileiras. Este percentual sobe para 64% em 2025 e para 67% em 2026. Nos anos seguintes, as metas sobem para 71% (em 2027); 74% (2028), 77% (2029), até superar os 80% a partir de 2030.

"Estivemos nesse evento assinando, em nível municipal, o pacto pela alfabetização na idade certa", informou o secretário de Educação de Corumbá. Genilson também representou a Undime/MS no encontro, realizado no final de maio, na capital federal. Com informações da Agência Brasil.