Uma caminhada pelas ruas centrais de Corumbá convocou a população para reforçar o combate ao feminicídio. O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e envolveu toda a rede de proteção às mulheres. Famílias que tiveram suas vidas impactadas por esse tipo de crime também participaram da ação.

“A Caminhada da Paz vem ao encontro da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, que é uma Lei Municipal”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, que complementou: “Precisamos chamar a atenção da sociedade para que essa violência se encerre, mas para isso precisamos de todos. Precisamos que essas violações sejam denunciadas em um dos vários canais que são disponibilizados para a sociedade”.

Nos primeiros cinco meses deste ano, 17 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul, o que representa quase o dobro da quantidade de casos registrados no mesmo período do ano passado, quando o Estado tinha 9 óbitos por esse tipo de crime. Em Corumbá, de 2019 até o ano de 2023, foram 5 mulheres que vieram a óbito pelo simples fato de serem mulheres.

O Feminicídio é um crime de ódio que pode ser evitado. Com campanhas preventivas, como a realizada na data de hoje, com a Caminhada da Paz, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania mobilizou instituições governamentais e não governamentais, com presença de escolas, OGNS, Empresas, Segurança Pública, Forças Armadas, unidos em um só propósito - "A PAZ" mulheres virem suas escolhas em paz, um relacionamento seguro e sem violência.

E para isso, temos em nossa cidade, uma rede de enfrentamento e atendimento à mulher que está passando por violência que pode ser denunciado pelo disque 180 (anônimo)
Polícia Militar 190 ou 67 99987-9355
Patrulha Maria da Penha – (67) 996865899 ou (67) 991133552
Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência – CRAM – (67) 99903-9176