“O Dia da Mulher é todo dia. O Mês da Mulher é todo mês. Mas o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, é sim muito importante. É uma data que precisa ser celebrada. Por isso deixo meus parabéns à todas as mulheres corumbaenses e as que escolheram nossa cidade para viver”. Assim o prefeito Marcelo Iunes homenageou as mulheres durante a sessão solene realizada, na noite dessa terça-feira, 7 de março, na Câmara de Vereadores.

“Temos mulheres na nossa Administração em pastas importantes, estratégicas: no Turismo, no Meio Ambiente, na Saúde, e em especial, na Assistência Social. Temos secretárias-adjuntas, superintendentes e gerentes em todos os setores da Prefeitura. Mulheres competentes que nos ajudam a levar para a população o atendimento que nosso povo merece e precisa”, prosseguiu o prefeito.

Marcelo Iunes também elogiou o Legislativo municipal pela iniciativa e parabenizou todas as homenageadas na noite especial, reafirmando o compromisso da Administração com o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao público feminino. “Vamos seguir trabalhando para que nossa cidade seja um lugar melhor para viveremos”, completou o prefeito.

Também homenageada durante a sessão, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, falou em nome das agraciadas. “Gostaria primeiramente de agradecer por estar sendo uma das homenageadas e também falar em nome de todas as outras. Eu sei que assim como eu, vocês estão sendo homenageadas tem um papel fundamental em nossas lutas”, afirmou.

“O 8 de Março é  um dia de comemoração, mas ainda podemos dizer que é também um dia de luta, de muitas lutas que estão por vir. Cada uma de vocês aqui tem um papel fundamental pra que lá fora, nós possamos empoderar, ajudar, conquistar e fazer com que as leis para que todas as mulheres possam usufruir de seu direito adquirido. Unidas tenho certeza que, cada vez mais, vamos buscar força pra que conquistemos nosso espaço”, prosseguiu a secretária.

Amanda destacou ainda o trabalho da Patrulha Maria da Penha, que atende especificamente mulheres vitimas de violência, e o programa Fluxo Legal, ação que assegura dignidade menstrual à adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social.  “Meus parabéns a todas as mulheres aqui homenageadas. Que cada uma dê importância e se atente que a nossa luta continua. Essa luta é de todos, de todas nós mulheres e, juntas, podemos sim conquistar o nosso espaço de poder”, concluiu Amanda.

A Sessão Solene foi uma iniciativa da vereadora Raquel Bryk, única representante feminina no Legislativo corumbaense, e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores da Casa de Leis. A mesa foi composta pelo presidente Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira); pelo vice-presidente Samyr Sadeq Ramunieh; pelo primeiro secretário Roberto Façanha; prefeito Marcelo Iunes, e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Cristiane Balancieri Iunes. Presentes ainda os vereadores Genilson José, Gaúcho da Pró-Art; Allex Dellas, Chicão Vianna, Daniel Brambilla, Raquel Bryk, Elinho Junior, Alexandre Vasconcellos e Luciano Costa.