Após dois meses de vistorias diárias, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Corumbá (AGETRAT) cumpriu a previsão legal da lei do transporte por aplicativo e 313 veículos são aprovados na vistoria, recebendo assim o adesivo com o QRCODE de autorização.

A fiscalização por QRCODE é uma ideia pioneira da Agência de Trânsito por iniciativa de um dos agentes da fiscalização de trânsito que idealizou e criou o banco de dados com as informações das empresas e de cada motorista.

“Basicamente, o processo teve inicio com o cadastro da empresa junto ao Município. Na sequência a empresa enviou a lista de motoristas cadastrados com seus respectivos documentos. Posteriormente a gerência de transporte acionou os motoristas com seus veículos para a vistoria”, explicou o diretor-presidente da AGETRAT, Paulo André de Araújo Júnior.

Em continuidade aos procedimentos, após vistoria dos equipamentos obrigatórios e documentos, o fiscal e agente vistoriador anexam um selo adesivo com um QRCODE no pára-brisa do veículo identificando-o como veículo autorizado para efetuar transporte remunerado de pessoas.

A próxima ação do setor é intensificar a fiscalização de transporte clandestino. A AGETRAT reforça que existem os meios de transporte regulamentados como transporte por aplicativo, táxi, mototáxi e transporte coletivo.