Idealizadora e coordenadora-geral do projeto Escola de Samba Mirim Corumbá do Amanhã, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, foi escolhida pela Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba) para receber o Grande Prêmio do Carnaval, que é concedido anualmente pela instituição.

Composto por pessoas de todo País e com grandes serviços prestados ao mundo do samba e do Carnaval, o júri técnico realizou a votação na última quinta-feira, 18, com divulgação no último sábado pelas redes sociais.

“Que grata surpresa ser agraciada com essa premiação tão importante para nossa cidade. A escolha se deu pela realização do projeto da Escola de Samba Mirim Corumbá do Amanhã, realizado através da Secretaria de Assistência Social de Corumbá, sendo a primeira iniciativa oriunda do Poder Público nesse sentido em nível nacional”, afirmou Amanda.

A Secretária municipal também agradeceu à Prefeitura de Corumbá, ao prefeito Marcelo Iunes e do Secretário de Governo, Luiz Antônio Pardal, que não mediram esforços para que o projeto se tornasse realidade.

“A vitória é de Corumbá, de todos que ajudaram nesse intuito de realizar um trabalho que faz perpetuar a cultura carnavalesca, mantém viva a nossa identidade e, além disso, auxilia de alguma forma a geração de renda da nossa população através das oficinas. O sonho que se sonha junto virou realidade e reconhecimento. Obrigada FENASAMBA”, concluiu Amanda.

O projeto

Com 650 componentes cantando com força, vontade e alegria o samba-enredo, a Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ fez sua estreia na Passarela do Samba na noite da terça-feira de Carnaval, integrando as atrações do Carnaval Cultural de Corumbá. Dividida em 12 alas e com três carros alegóricos, a apresentação da escola de samba mirim teve direito a jovens passistas; mestre-sala e porta-bandeira; ritmistas e intérpretes.

Em seu primeiro desfile, a ‘Corumbá do Amanhã’ deixou claro que a tradição do carnaval corumbaense está garantida e que a cidade terá samba e sambistas de qualidade por muito tempo. A agremiação carnavalesca mirim, que tem como presidente a secretária de Assistência Social e Cidadania, apresentou na Avenida seu pavilhão nas cores azul, vermelho e amarelo e o pequeno jacaré, símbolo da escola. O enredo de estreia foi “Uma viagem no mundo da imaginação, ser herói ou heroína tudo é fantasia que me faz sonhar”.

O desfile da ‘Corumbá do Amanhã’ trouxe para a Passarela do Samba a Comissão de Frente simbolizando as crianças que sonharam e mergulharam no mundo da fantasia, encaminhados por uma fada a esse universo da imaginação. Seu carro abre-alas apresentava o enredo “era uma vez no reino da imaginação. Sua bateria representava o soldadinho de chumbo e a rainha de bateria era a bailarina por quem o soldadinho se apaixonou.

O 2° carro trouxe o castelo do reino encantado; seguido pelo casal de mestre-sala e porta- bandeira representando o rei e a rainha do reino da imaginação. A ala das baianas tinha a fantasia ‘Rainha de copas de Alice no país das maravilhas’ e a última alegoria representou o ‘final feliz das histórias encantadas’.

O projeto social Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ é uma iniciativa da Prefeitura, sob execução e coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Atende crianças e jovens de 8 a 17 anos no contraturno escolar com oficinas de percussão, violão e cavaquinho, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, passistas, rainha de bateria e também com oficinas de corte e costura para os pais.