No dia 7 de outubro, foi realizada em Corumbá uma capacitação sobre o Plano de Contingência para desastres provocados por seca, estiagem e incêndios florestais do Estado de Mato Grosso do Sul, com foco na abordagem de Saúde Única.
Durante o encontro, foi apresentado o documento estratégico que orienta ações de prevenção, resposta e mitigação dos impactos causados pela escassez hídrica prolongada.
A secretária de Saúde de Corumbá, Tatiana Mattos, destacou a importância do Plano, "Baseado nos princípios da Saúde Única e com uma proposta intersetorial, o documento reúne dados científicos, conhecimento local e estratégias coordenadas entre poder público e comunidade. Ele define medidas específicas para diferentes setores em cenários de seca e incêndios, com foco especial nas comunidades rurais e tradicionais.”
A gestora também ressaltou as consequências diretas da seca para a saúde da população "entre os impactos estão o aumento de doenças respiratórias, a redução da disponibilidade de água potável, a queda na produção de alimentos e o agravamento da degradação ambiental.”
A gerente técnica estadual de doenças hídricas e alimentares do Governo do Estado, Jaqueline Romeiro, explicou as atividades realizadas durante a capacitação:
“Realizamos um treinamento sobre o Plano de Contingência e um exercício simulado. Tivemos boa adesão e a participação da Saúde, Defesa Civil e Sesai foi fundamental para garantir que, diante de episódios de seca e estiagem, possamos agir de forma preventiva. Também aproveitamos para dialogar com a secretária Tatiana Mattos, reforçando a importância das coordenações de vigilância e o fortalecimento das parcerias.”
A gerente da Vigilância em Saúde, Walkiria Arruda da Silva, reforçou o propósito da ação:
“Nosso objetivo é fortalecer a resiliência das populações vulneráveis diante das mudanças climáticas e garantir a segurança e a saúde pública durante situações de emergência.”
Participaram da capacitação representantes da VIGIDESASTRES, Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, Defesa Civil, Crest e Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena.