A Secretaria Municipal de Educação de Corumbá divulgou o cronograma de aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que será realizada entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).
Neste ano, 1.246 estudantes participarão da avaliação — sendo 1.202 alunos do 5º ano e 44 do 9º ano. Como forma de incentivar a participação dos alunos, a Secretaria sorteará prêmios e brindes especiais, incluindo 5 smartphones e 3 Alexas, entre os estudantes presentes e que realizarem a prova, conforme cronograma de aplicação:
29 de outubro (quarta-feira)
Extensão Santa Mônica (Amostral)
EMREI Monte Azul (2º e 5º anos – Matutino)
Escola Municipal Rural de Educação Integral Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres e Extensão (5º e 9º anos - Matutino)
Escola Municipal Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso (5º e 9º anos - Matutino)
Escola Municipal de Educação Integral Rachid Bardauil - 5º Matutino
30 de outubro (quinta-feira)
Extensão Santa Mônica (Amostral)
EMREI Monte Azul (2º e 5º anos – Matutino)
EM José de Souza Damy (5º A/B/C - Vespertino)
EMEI Prof. Djalma de Sampaio Brasil (5º A/B - Matutino)
EM CAIC Padre Ernesto Sassida (5º A - Matutino) - (5º B/C - Vespertino)
31 de outubro (sexta-feira)
Extensão Santa Mônica (Amostral)
EM Cyríaco Félix de Toledo (5º A/B - Vespertino)
EM Clio Proença (5º A/B - Matutino) (5º A/B/C - Vespertino)
EM Dr. Cássio Leite de Barros (5º A/B/C/D - Matutino)
03 de novembro (segunda-feira)
EM Delcídio do Amaral (5º A/B - Matutino) (5º C/D - Vespertino)
Escola Municipal de Educação Integral Tilma Fernandes Veiga (5º Matutino)
04 de novembro (terça-feira)
EM Barão do Rio Branco (5º A/B/C - Vespertino)
EM Pedro Paulo de Medeiros (5º A - Matutino) (5º B Vespertino)
EMR Polo Carlos Cárcano (5º Matutino)
05 de novembro (quarta-feira)
EM Almirante Tamandaré (5º A/B - Matutino) (5º U - Vespertino)
EM Fernando de Barros (5º A/B/C - Vespertino)
Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues (5º A/B - Matutino)
EMR Polo Carlos Cárcano (Matutino)
EMR Paiolzinho (5º - Matutino) (9º - Vespertino)
06 de novembro (quinta-feira)
EM Almirante Tamandaré (5º A/B - Matutino) (5º U - Vespertino)
07 de novembro (sexta-feira)
EM Ângela Maria Perez (5º A/B/C - Matutino e 5º C - Vespertino)
EM Izabel Correia de Oliveira e Extensão (5º A/B/C)
A avaliação é uma das principais ferramentas de diagnóstico da educação básica brasileira e orienta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A nota obtida no SAEB é um dos principais indicadores usados pelo Ministério da Educação (MEC) para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade da educação nas redes públicas do país.
Esse índice combina dois fatores: Desempenho dos estudantes nas provas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas pelo SAEB e Taxa de aprovação escolar, medida pelo Censo Escolar. Quanto maior o IDEB, melhor é a avaliação da rede municipal e isso impacta diretamente o volume de recursos e programas federais recebidos pelo município.
Em Corumbá, o programa Educa REME tem desempenhado papel fundamental na preparação dos alunos. Em abril, o primeiro simulado contou com 1.281 estudantes inscritos, dos quais 976 participaram. Após uma mobilização intensa nas escolas, com material de divulgação e ações de sensibilização, o segundo simulado, realizado em junho, registrou a presença de 1.007 dos 1.202 matriculados.
Já em outubro, foi realizada a etapa de preenchimento do formulário socioeconômico, que reuniu 940 dos 957 estudantes matriculados das escolas urbanas. “A presença de cada estudante é essencial, sendo este também um dos critérios da avaliação e assim refletir o verdadeiro desempenho da nossa rede.”
As médias gerais dos simulados demonstram o comprometimento da rede com o aprendizado: o 5º ano obteve média de 6,25 e o 9º ano, 5,5. A meta do SAEB para Corumbá ainda não foi divulgada. Em 2023, as metas foram 5,4 para os anos iniciais e 4,9 para os anos finais.
A secretária municipal de Educação, Mabel Sahib, reforça a importância da participação dos estudantes e da parceria com as famílias: “Com isso poderemos, além de mensurar os dados sobre a qualidade da Educação, nos orientar em decisões pedagógicas e administrativas, o que influencia diretamente no repasse de recursos para o financiamento da Educação em nossa cidade”, complementou.
“É fundamental que nenhum aluno falte no dia da prova. Contamos com o apoio e comprometimento dos pais e responsáveis nesse momento tão importante”, destacou.