Servidores que integram a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Corumbá passaram nesta terça-feira, 23 de maio, por uma capacitação sobre a importância da atuação integrada e constante interlocução das entidades e órgãos como elemento estratégico para enfrentamento do trabalho infantil. A qualificação reuniu servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania; Educação e Saúde.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, participou do evento. “Na Prefeitura mantemos uma Rede Intersetorial que envolve Assistência. Saúde e Educação. Nossos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) desenvolvem importante ação com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e hoje estamos todos aqui para aprimorarmos e aperfeiçoarmos cada vez mais nossos serviços”, destacou a secretária.

“Hoje vemos eficácia nas políticas públicas que o prefeito Marcelo Iunes vem implantando, com investimentos na Assistência, Saúde e Educação. Uma ação que mostra eficácia é de 50% mais creches e escolas integrais. Isso tirou as crianças da rua e as mantém no contra-turno escolar”, completou a secretária Amanda Iunes.

Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-MS), Cândice Gabriela Arosio, responsável pela palestra, explicou que o objetivo do encontro foi capacitar a rede para tratar do assunto trabalho infantil e inserção correta do adolescente no mercado de trabalho.

“O MPT tem como função institucional fazer o combate a esses problemas. O projeto ‘Politicas Públicas’, iniciado ano passado, visa conhecer como o município e sua estrutura no atendimento às crianças e adolescentes. Também apresentamos o nosso conhecimento para a Rede de Proteção para que possam enxergar essa problemática, que também é uma violação de direitos, e consigam atender melhor”, ressaltou a procuradora-chefe do MPT-MS, que é a responsável pela Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e Incentivo à Inserção Correta do Adolescente no Mercado de Trabalho (Coordinfância).

Prêmio ‘MPT na Escola’

Após a capacitação houve a entrega do prêmio ‘MPT na Escola’ aos estudantes Fernanda Sestari da Silva e Gilson Miguel Vieira Ozório, ambos da Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues. Os alunos foram premiados em nível nacional. Gilson Ozório conquistou o segundo lugar na categoria Poesia. Ele foi autor da obra “Nobre Lição”. Fernanda Silva foi a terceira colocada na categoria Conto, com a obra “Normal é ser criança”.

O prêmio ‘MPT na Escola’ tem como objetivo capacitar crianças e adolescentes e estimular o protagonismo infanto-juvenil no enfrentamento do trabalho infantil e na afirmação dos seus direitos. o juiz de direito Maurício Cleber Miglioranzi acompanhou a palestra.