A Prefeitura de Corumbá, por meio da Superintendência de Agricultura, promoveu reunião com produtores familiares dos assentamentos rurais para orientá-los a respeito da certificação do Serviço de Inspeção Municipal/Produtos de Origem Animal (SIM/POA). O encontro, na sede da Superintendência, aconteceu na sexta-feira, 14 de abril.

“Explicamos aos produtores como ter acesso do selo SIM, estrutura, responsabilidade técnica. Os produtores tiraram as dúvidas sobre como proceder para ter acesso à certificação”, explicou o superintendente de Agricultura Familiar, Eder Fatah.

O superintendente destacou que a iniciativa segue orientação do prefeito Marcelo Iunes visando garantir, aos produtores familiares, acesso às ações que atendam desde a produção até a comercialização para que possam oferecer um produto dentro dos padrões sanitários legalmente estabelecidos garantindo segurança necessária a eles e aos consumidores.

Participaram da reunião Éverton Leandro Santana (Gerente do SIM), João Luís Ribeiro, Joeldson Walter Oliveira, Enivaldo Neves Barbosa, Laura Brito Barbery, Antônio Luís de Barros, Mário Sérgio Bordon e equipes do Senar/MS.

O selo SIM

Concedido pela Prefeitura, o selo do Serviço de Inspeção Municipal/Produtos de Origem Animal (SIM/POA) reconhece a propriedade rural como estabelecimento industrial de produtos lácteos. A certificação do SIM permite ao produtor familiar expandir o mercado de sua produção, oferecendo ao consumidor, em todas as suas instâncias, um produto regularizado e dentro das normas sanitárias legalmente estabelecidas.

A certificação do SIM/POA (Serviço de Inspeção Municipal/Produtos de Origem Animal) é uma ação que vai ao encontro da política de governo do prefeito Marcelo Iunes, que trabalha com o objetivo de promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas dos produtores familiares e do consumidor corumbaense.

Com os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por meio da Superintendência de Agricultura em parceria com Senar e Sindicato Rural de Corumbá, a Prefeitura Municipal, executa a fiscalização de produtos de origem animal, promovendo a orientação dos produtores dos assentamentos rurais do município, levando práticas que levem à produção a atingir níveis de excelência para alcançar selo de inspeção com um produto regularizado. Com o produto certificado e obedecendo aos critérios e normas sanitárias, a produção pode ampliar alcance.