A equipe da Prefeitura de Corumbá responsável pela certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) passou por treinamento  para iniciar o atendimento aos produtores familiares, dos assentamentos rurais, interessados em retirar o Selo Arte. A validação sanitária possibilita comercialização, em todo o Brasil, dos produtos de origem animal. A capacitação foi realizada na semana passada em Campo Grande.

O trabalho segue orientação do prefeito Marcelo Iunes para que sejam desenvolvidas ações com o objetivo promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas dos produtores familiares e do consumidor corumbaense.

“O treinamento da equipe do SIM aconteceu no Centro de Excelência da Embrapa Gado de Corte. É uma parceria da Prefeitura, com o Senar MS; Famasul, Sindicato Rural de Corumbá; Iagro; Semadesc e também com o Ministério da Agricultura. Aqui em Corumbá já temos produtores de queijo e da apicultora interessados no Selo Arte”, disse o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite.

A certificação (Selo Arte) é uma maneira de incentivar a produção artesanal e dar condições de comercialização, desde que atendam a padrões de regulamentação. O Selo Arte é entregue ao produto e não à empresa.

O processo para aquisição do Selo Arte obedece critérios determinados pela Iagro. Entre eles está a necessidade de os produtores estarem registrados no serviço de inspeção estadual (SIE) ou serviço de inspeção municipal (SIM), devendo cumprir as boas práticas de fabricação e boas práticas agropecuárias.

Selo SISBI-POA

De acordo com o secretário adjunto, a Prefeitura de Corumbá também começou a trabahar o acesso ao selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A certificação faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Ela padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Para obtê-la, é necessário comprovar que tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA foram definidos pelo MAPA.