O prefeito Marcelo Iunes repassou um Rotoencanteirador tipo enxada rotativa e uma carreta agrícola basculante para a Associação Quilombola Ribeirinha Família Ozório (AQUIRRIO). O termo de cessão de uso, de bem móvel, foi assinado na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto,  na sede da comunidade, localizada na alameda Vulcano.

“É um trabalho nosso também, dar à comunidade quilombola a oportunidade para que possam produzir e comercializar sua produção tanto no PAA Municipal, PAA Federal e PNAE, garantindo condições para que possam trabalhar. Esse é um investimento que conseguimos junto ao Governo do Estado. Agradeço ao governador Eduardo Riedel e ao secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) pelo apoio, são grandes parceiros de Corumbá”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Marcelo Iunes destacou que os equipamentos entregues nesta quarta-feira atuam como complementação do Trator Agrícola 25 CV, modelo MT125 repassado à AQUIRRIO em novembro do ano passado pela Prefeitura. “Trabalhamos dentro de um conjunto de ações para incentivar o plantio dos pequenos produtores rurais e diversificar o  cultivo de alimentos”, frisou o prefeito.

Presidente da AQUIRRIO, Laycillia Rodrigues Samaniego Ortiz, afirmou que o rotoencanteirador e a carreta basculante vão “agregar muito o qualitativo da nossa produção agrícola, porque vai facilitar a demanda de produção. É um grande apoio para a nossa comunidade e uma grande parceria”.  As famílias quilombolas da Associação Família Ozório produzem verduras, legumes e hortifrutis.

“A carreta agrícola é fundamental para retirada das hortaliças, como é de pequeno porte, passa no meio  dos canteiros e serve muito para  movimentação desse manejo. O rotoencanteirador facilita o trabalho porque a descompactação do solo fica uniforme tanto no elemento quanto na altura. O equipamento é ligado ao trator que foi repassado pela Prefeitura em novembro do ano passado”, explicou o superintendente de Agricultura Familiar, Éder Fatah.

Participando do ato de entrega, o secretário Municipal de Governo Luiz Antônio Pardal, destacou que as famílias quilombolas “têm relação histórica com a terra e a agricultura” e o apoio do Poder Público “contribui para aumentar a produção e a renda dos agricultores familiares, melhorando a qualidade de vida da comunidade”.

Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável/Superintendência de Agricultura Familiar, a partir de uma parceria com o Governo do Estado.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, e o assessor-executivo da Prefeitura, Josyel Medina (Big) participaram do evento.