Diante do anúncio da suspensão das operações da Azul Linhas Aéreas em Corumbá, prevista para outubro, o prefeito Dr. Gabriel liderou, nesta quinta-feira, 24 de julho, uma reunião com representantes do trade turístico, da sociedade civil organizada, da OAB, da Câmara Municipal e do setor empresarial para definir ações em defesa da permanência da ligação aérea do município.

A reunião definiu a criação de uma comissão — liderada pelo prefeito e composta por representantes do trade turístico, da OAB, da Câmara Municipal e do setor comercial — que irá apresentar a urgência da situação ao governador Eduardo Riedel. Entre as propostas, estão a negociação com outras companhias aéreas, a manutenção emergencial das operações da Azul Viagens, braço turístico da empresa, até a chegada de novos operadores, e a discussão de uma política estadual de incentivos que garanta voos subsidiados para Corumbá.

Além do encontro com o governador, o grupo também abordará junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alternativas para viabilizar a operação de novas empresas aéreas na região. Estão em análise medidas como subsídio ao querosene de aviação, redução de taxas aeroportuárias e flexibilização de regras para novos operadores.

Dados apresentados durante a reunião indicam que, entre janeiro e julho deste ano, o aeroporto da cidade recebeu cerca de 17 mil passageiros. A comissão também pretende apresentar à União um pedido de melhorias na malha viária da região.

“Temos buscado construir coletivamente soluções que sejam nossas, que reflitam a realidade da nossa gente. Tudo isso tem sido debatido com seriedade. Estamos ouvindo, dialogando e buscando equilíbrio. Em nenhum momento deixamos de tratar do tema com responsabilidade. Precisamos chegar unidos em todas as esferas para que nossa mensagem tenha força. Não buscamos apenas visibilidade, mas respeito e comprometimento. O que queremos é uma posição firme, institucional. Não se trata de convencer por vaidade, mas de garantir que a nossa voz seja ouvida onde for necessário”, afirmou Dr. Gabriel.

Participaram da reunião o advogado José Armando Urdan, idealizador da “Comissão Ponte Aérea”, que já pleiteava voos na rota Corumbá–Campo Grande; o presidente da OAB Corumbá, Otávio Ferreira Neves Neto; os empresários do setor turístico Joice Santana Marques e Luiz Martins; os vereadores Alexandre Vasconcellos, Elio Júnior, Jovan Temeljkovitch e o presidente da Câmara, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira); além de José de Carvalho Júnior (Fundação de Turismo do Pantanal), Pietro Candia (Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), Nilson dos Santos Pedroso (Governo e Gestão Estratégica), Roberto Lins (Procuradoria-Geral do Município), Sidney Mella (Unicesumar), representantes da UFMS, da LHG Mining e Gessé Tavares de Almeida (diretor do Aeroporto Internacional de Corumbá).