O encerramento do Trabalho Técnico Social (PTS) voltado para as famílias que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida no Conjunto Residencial Corumbella 2 foi marcado pela realização de uma ação social da Prefeitura de Corumbá, para os moradores das 224 unidades habitacionais, no sábado, 24 de fevereiro. O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, participou do evento.

Por meio da Gerência de Habitação e Regularização Fundiária, pasta ligada á Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, foram oferecidas consultas médicas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações sobre saúde bucal, distribuição de preservativos e atualização da caderneta de vacinação, apresentação cultural, exposição de produtos locais, espaço recreativo para as crianças. No local foi montado um posto de vacinação que ofereceu as doses da vacina contra a dengue.

“Nos deixa feliz, principalmente, ver a adesão à vacina. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, disponibilizou doses da vacina contra a dengue, contra covid e outros imunizantes. Muitas vezes as pessoas não têm condições de levar as crianças devido ao trabalho, e a Prefeitura disponibilizou a vacinação aqui no Residencial para os moradores. Importante também a ação da Assistência Social nas orientações do Cadastro Único e outros benefícios. O trabalho técnico social que foi realizado, pela Gerência de Habitação, com essas famílias ao longo desses anos, foi muito importante para os beneficiários”, disse o secretário Luiz Antônio Pardal.

Gerente de Habitação e Regularização Fundiária do Município, Bruna Cola, destacou a realização da ação junto aos moradores do Conjunto Residencial Corumbella 2. “Foi a conclusão do trabalho técnico social que foi realizado com essas  famílias após adquisição da unidade habitacional. É uma ação que mostra a sustentabilidade desse  projeto, em que foram oferecidos cursos profissionalizantes, palestras educativas. Foi um momento de confraternização, de finalizar esse trabalho. São 224 unidades  habitacionais. Muitos deles, praticamente noventa por cento, foram beneficiados, a partir deste ano, com a quitação do seu imóvel [por iniciativa do Governo Federal], por estarem incluídos no programa Bolsa Família e BPC”, disse informando que muitos beneficiários apresentaram os produtos que aprenderam a confeccionar durante cursos oferecidos pelo Município. Essa produção é possibilidade de geração de renda.

O Projeto Social foi realizado com as famílias beneficiadas pelos programas e políticas habitacionais. Um de seus importantes aspectos também diz respeito à sensibilização dos moradores quanto às condições ambientais, urbanas, de saneamento e saúde coletiva, visando assim, o desenvolvimento e a apreensão de uma nova postura diante de questões relativas ao meio ambiente, aos bens públicos, ao patrimônio histórico e cultural, ao uso racional da água tratada e, adequada utilização dos que equipamentos urbanos e domiciliares.