A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável/Superintendência da Agricultura Familiar, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), iniciou na segunda-feira, 17 de julho, ação visando o melhoramento genético bovino do rebanho mantido pelos produtores dos assentamentos rurais do município.

“Estamos aqui para fazer o melhoramento  genético dos animais com início do diagnóstico de gestação e da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Hoje, é o chamado D Zero, quando colocamos o implantes monodose e aplicamos os hormônios. Em sete dias vamos aplicar outros hormônios e,  posteriormente, fazemos o processo de inseminação”, explicou Cezar Augusto Bullio Júnior, técnico da Conafer.

O trabalho prático desta semana só foi possível após a Superintendência da Agricultura Familiar realizar, em abril deste ano, o cadastro dos produtores familiares interessados em participar do ‘Programa Mais Pecuária Brasil’ para promover desenvolvimento no melhoramento genético bovino.

“Com essa ação em parceria, a Prefeitura proporciona melhoramento genético de alta qualidade para agricultura familiar. Permitindo ao  produtor a valorização do seu rebanho e um ganho produtivo. Na segunda, dia 17, realizamos os trabalhos no assentamento rural Tamarineiro e na terça-feira, dia 18, no assentamento São Gabriel. Após a conclusão destes trabalhos, que são de preparação, a equipe da Conafer retorna para a inseminação”, informou o superintendente de Agricultura Familiar, Eder Fatah.

“O prefeito Marcelo Iunes nos orienta a qualificar cada vez mais o produtor familiar, e sua produção, para gerar alternativas de renda no lote. Nossa Superintendência trabalha para fortalecer a agricultura familiar em Corumbá”, completou Fatah.  A equipe técnica da Superintendência de Agricultura Familiar, responsável pelo programa, é formada pelos servidores Rogério Simões (veterinário); Márcia Diniz (técnica agrícola) e Josuel Lírio (apoio logístico) .

Mais Pecuária

Com o Mais Pecuária Brasil, os pequenos produtores podem multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da CONAFER.

O desenvolvimento de rebanhos de alta qualidade por todo o país está transformando a pecuária agrofamiliar pelo Brasil, aumentando a renda de milhares de produtores, as condições socioeconômicas de centenas de municípios e o valor da cadeia produtiva nas suas regiões.