Desde o dia 04 de maio de 2023 a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Convivência dos Idosos (CCI), promoveu eventos e atividades em alusão ao Dia das Mães e ao Dia da Família, que contaram com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania Amanda Cristiane Balancieri Iunes.

As atividades tiveram como objetivos homenagear as mães e a família, promover a integração entre as famílias atendidas, oferecendo espaços para o desenvolvimento de atividades que possibilitaram o convívio familiar e comunitário voltado para os integrantes dos Serviços de Convivência ofertados nos CRAS.

Com as atividades foi possível a reflexão do importante papel da figura materna, muitas vezes, desenvolvida por outros membros da família como avós, pais, irmãos e familiares em geral. Destacando como fundamental o referencial de carinho, amor e proteção que a família deve ser os quais são valores são fundamentais no trabalho desenvolvidos por toda equipe do CRAS junto às famílias.

As equipes dos CRAS prepararam para as mães e famílias ali presentes homenagens, mensagens dos filhos às mães, desfile de mães, momentos de cuidado e beleza, apresentações culturais, sorteio de brindes, café da manhã, lanches dentre outras apresentações e momentos de muita alegria e emoção.

No CCI foi realizado um Café da Manhã no qual os idosos realizaram diversas apresentações desde música, canto, declamação de poesia, dança que proporcionaram aos presentes uma manhã agradável e de muitas homenagens e confraternização.

O trabalho realizado no CRAS e CCI

Os 05 (cinco) Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município tem o objetivo é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Os principais serviços e ações do CRAS são: Acompanhamento Familiar, Grupos de Convivência (com famílias, crianças e idosos) e acesso a Programas e Projetos Sociais. Já o CCI O Centro de Convivência para Idosos (CCI) é um espaço que oferece diversas atividades gratuitas que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, sociabilidades e promovendo a convivência social.