Com o objetivo de promover a produção de pães e doces caseiros da agricultura familiar de Corumbá, a Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SAF), fez a aquisição de doces (abóbora e mamão) e de pães caseiros provenientes das produtoras da agricultura familiar Marli Gonçalves de Souza, Nagela da Silva Ferreira, Rosângela Macedo Amado e Roseli Acosta da Silva Oliveira. Todas regularmente habilitadas pela vigilância sanitária.

A compra dos produtos faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos Federal, executado pela Prefeitura de Corumbá por meio da Superintendência de Agricultura Familiar, busca promover o acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar o consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, promovendo assim a inclusão econômica e social desses pequenos produtores, com fomento à produção com sustentabilidade, ao processamento, à industrialização de alimentos e à geração de renda. Os doces e pães adquiridos foram doados às entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social.

Superintendente de Agricultura Familiar, Eder Fatah, afirmou que esta aquisição é reflexo do  curso de produção de pães e salgados para produtores familiares dos assentamentos rurais corumbaenses, realizado em março deste ano pela Prefeitura de Corumbá. “Com o curso, conseguimos incentivar essa produção. Foi um ação que fizemos para incentivar, valorizar e promover a inserção da mulher na produção do campo, permitindo geração de renda. Estamos incentivando o público feminino a tomar a frente desse tipo de negócio que a Superintendência está inserindo no campo. Já temos cinco produtores credenciados para a entrega” explicou o superintendente informando que já há recurso destinado para esse setor dentro dos programas de aquisição de alimentos.

“Toda a equipe da Superintendência de Agricultura Familiar está envolvida nesse trabalho e foi fundamental para que isso acontecesse e permitisse mais uma fonte de renda para os produtores. A iniciativa atende orientação do prefeito Marcelo Iunes para garantir, aos produtores familiares, acesso às ações que atendam desde a produção até a comercialização dos produtos”, completou Eder Fatah.