A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, fez na segunda-feira, 20 de janeiro, a primeira coleta de pneus inservíveis do ano, marcando um importante avanço na gestão de resíduos da cidade. Nesta etapa inicial, foram destinadas 24 toneladas de pneus para o descarte ambientalmente correto.
A ação reforça o compromisso da administração municipal com a preservação ambiental e a saúde pública, oferecendo à população um local adequado para o descarte de materiais que, quando dispostos de forma inadequada, podem causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde, como a proliferação de vetores de doenças.
De acordo com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), a coleta de pneus integra as políticas públicas voltadas à conscientização da população e à logística reversa dos resíduos. "Fomentar iniciativas para o descarte ambientalmente adequado na nossa cidade é fundamental para garantir a sustentabilidade urbana. A quantidade significativa de pneus destinada, neste primeiro momento, demonstra a importância de ações como essa. É um trabalho que envolve a colaboração de toda a sociedade para a preservação ambiental", destacou Cristina Fleming, diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente.
O Ecoponto, localizado na rua Aquidauana número 279, bairro Universitário, funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30, e está preparado para receber, além de pneus em desuso, resíduos como vidros e lixo eletrônico. O local é uma alternativa prática e acessível para que a população, voluntariamente, realize a entrega de materiais recicláveis de forma adequada.
A Prefeitura de Corumbá reforça o chamado à população para que utilize o Ecoponto como ponto oficial de descarte, contribuindo para manter a cidade limpa e sustentável.