A Prefeitura de Corumbá empossou na manhã desta terça-feira, 04 de julho, os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) para o biênio 2023/2025. A solenidade contou com presenças do prefeito Marcelo Iunes e da primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

“Quero agradecer a todos vocês pela participação no Conselho, podem contar com a Prefeitura e com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Sabemos que a Secretaria e o Conselho são independentes, mas trabalhando harmonicamente, quem vai ganhar é a nossa população. Deixo a Prefeitura à disposição de vocês para continuarmos essa parceria. Nossa administração criou e ativou vários Conselhos. A existência dos Conselhos é muito importante porque além de fiscalizarem, ajudam a administrar”, disse Marcelo Iunes.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, destacou que o Poder Público é “parceiro” do Conselho para fazer com que as políticas públicas cheguem onde realmente precisam. “O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa é bastante atuante e é isso que precisamos. Colocamos a Secretaria de Assistência  Social como parceira e estamos aqui para somar, à disposição para que tenhamos diálogo com a finalidade de construir, da melhor forma possível, as políticas públicas para a melhor idade”, completou a secretária.

Suzana da Silva Baruki Correa, que deixou o cargo de presidente com o fim do biênio 2021/2023 do CMDDPI, destacou o trabalho em parceria. “Gostaria de enfatizar a grande parceria do Conselho com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de  Assistência Social. No ano de 2023 tivemos várias  ações, vários projetos deliberados, aprovados e encaminhados à Secretaria”, disse.

O Conselho

O Conselho é o responsável por formular e avaliar as condições de atendimento e proteção ao idoso na cidade. Tem como atribuições desenvolver atividades que visem à defesa e ampliação dos direitos dos idosos; apoiar ações que promovam sua participação nos diversos setores da atividade comunitária; propor medidas para eliminar toda e qualquer disposição discriminatória e receber denúncias sobre qualquer forma de desrespeito ao idoso e promover estudos e debates sobre questões que afetam os idosos e analisar sugestões recebidas da sociedade.

O CMDDPI é um órgão permanente, paritário, deliberativo, consultivo, formador e controlador das ações voltadas para o idoso no âmbito do Município de Corumbá, sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, órgão do Poder Executivo, gestor das Políticas de Assistência Social do Município.

A designação para compor o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa não implicará remuneração aos seus membros, não ensejando vínculos ou quaisquer outros direitos contra o Município, sendo sua prestação considerada serviço público relevante. Confira abaixo os membros para o biênio 2023/2025.

Representantes Governamentais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA