A Prefeitura de Corumbá participou de reunião técnica com autoridades bolivianas para discutir atualizações no Tratado de Roboré. O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, representou o prefeito Marcelo Iunes no encontro. A diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Siena Oliva, também participou da agenda realizada na cidade boliviana de Roboré.

“O Tratado de Roboré, que é de 1958, foi avaliado e uma agenda foi construída no sentido de tratar de sua atualização e adequá-lo à realidade que temos hoje, tanto no que trata da relação do comércio entre Brasil e Bolívia; como fluxo de pessoas e limites fronteiriços”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Corumbá. A organização da cadeia do Turismo em Corumbá, Mato Grosso do Sul e Brasil também foi apresentada às autoridades bolivianas na reunião realizada nos dias 23 e 24 de agosto.

Cássio destacou que em janeiro do ano passado, aqui em Corumbá, o prefeito Marcelo Iunes comandou uma reunião para discutir a necessidade de revisão do Tratado de Roboré e também da portaria que estabelece os critérios para definição de cidades-gêmeas em regiões fronteiriças. Naquela oportunidade foram abordados assuntos referentes ao comércio aduaneiro; comércio exterior; tratados comerciais; atendimento na área de saúde; educação e acordos de reciprocidade transfonteiriça.

Uma nova rodada de debates deve acontecer na primeira quinzena de setembro, desta vez na cidade boliviana de Puerto Quijarro, na zona fronteiriça com Corumbá.