A imagem do Cristo Rei do Pantanal, localizada no Mirante Izulina Gomes Xavier (antigo Morro do Cruzeiro), conta agora com um sistema especial de iluminação que contempla uma paleta de cores que valoriza as obras de arte - instaladas no espaço público - e dá maior visibilidade às causas sociais, definidas mensalmente, que adotam cores em suas identidades visuais.

O trabalho foi executado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, ao longo do último fim de semana. Foram instalados mais cinco refletores no local, totalizando 11 pontos de iluminação para a imagem do Cristo Rei do Pantanal. A maior amplitude de luz realça os detalhes da escultura e cria um efeito visual impressionante.

Diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna da Costa Oliva, destacou que a iniciativa contribui para atrair ainda mais visitantes ao local, que é um dos principais atrativos turísticos da região; além de proporcionar a promoção de atividades culturais no entorno do Mirante.

A instação do novo sistema de iluminação contou com apoio do secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, que garantiu o suporte necessário para a execução da atividade pela equipe da Fundtur Pantanal.

A nova iluminação, que criou uma atmosfera única e convidativa ao redor da estátua do Cristo Rei do Pantanal, é uma orientação do prefeito Marcelo Iunes, que entende ser essencial um sistema de iluminação especial para tornar a imagem do Cristo ainda mais atraente para a população corumbaense e turistas.

O local fica aberto das 07h às 21 horas de quinta-feira a domingo, inclusive nos feriados. De segunda a quarta-feira, o encerramento acontece às 20 horas.

Inaugurado em 2004

Inaugurado em 2004, o Cristo Rei do Pantanal conta com 72 estátuas divididas em 14 cenários, representando a Via Sacra – que demonstra a história de Jesus Cristo até a sua ressurreição –  esculpidas pela artista plástica corumbaense Izulina Xavier.

Totalmente restaurado pela Prefeitura em 2021, o local recebeu, na época, pintura interna e externa das dependências do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), reparos diversos (vidros, corrimão, fechaduras, espelhos), recuperação da das estátuas da Via Sacra (restauro e pintura), restauro e pintura da imagem do Cristo Rei do Pantanal, instalação hidrossanitária, e impermeabilização das lajes do CAT.

Também foram recuperados os corredores, banheiros e a lanchonete, reparo de instalações elétricas, substituição de refletores de lâmpadas por led, troca de tomadas e interruptores, aterramento de cabos, recuperação do portão de acesso, instalação de alambrado na subida da Via Sacra e colocação de Guarda Corpo.

A denominação de Mirante Izulina Gomes Xavier foi definida pela lei municipal n° 2.895/2023, publicada na edição de 31 de agosto de 2023 do DIOCORUMBÁ.