A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o processo de retomada das cirurgias eletivas de pequeno e médio porte no municipio, que foram paralisadas em novembro de 2022 em razão do término do projeto Opera MS. O Município está investindo cerca de R$ 2 milhões para diminuir a fila de espera para cirurgias eletivas na cidade. O Projeto de Redução de Filas em Cirurgias Eletivas foi criado pelo Decreto 2.937, assinado pelo prefeito Marcelo Iunes, em 17 de março.
"Vamos investir esse recurso próprio da Prefeitura para poder atender a população que precisa do SUS. Acreditamos que vamos conseguir diminuir bastante a fila de espera nesses 64 tipos de procedimentos previstos no projeto", explicou o prefeito Marcelo Iunes.
“A Secretaria de Saúde está referenciando pacientes para cirurgias, com a retomada das cirurgias gerais (hérnia, vesícula, cistos, entre outras), ginecológicas e vasculares (varizes), o município deve voltar à média normal de procedimentos a cada mês. Já iniciamos o trabalho ambulatorial para avaliação desses pacientes”, disse a gerente de Regulação em Saúde, Kely Cristina da Silva Paná, ao informa que os agendamentos das cirurgias eletivas já tiveram início.
De acordo com a gerente de Regulação em Saúde, os pecientes com cirurgia a ser realizada devem comparecer à Central de Regulação “Casa Verde”, que fica na rua Sete de Setembro n° 1064, para atualizar os cadastros e verificar o andamento das solicitações.
O Decreto 2.937 estabelece que é de competência da Secretaria Municipal de Saúde, através de sua estrutura, a implantação do projeto, o gerenciamento, administração e fiscalização dos serviços especializados de cirurgia, procedimentos pré e pós-operatórios, a serem oferecidos aos pacientes.