As obras de recuperação e estabilização da encosta da Escadinha da 15 de Novembro, no Centro de Corumbá, foram vistoriadas pelo prefeito Marcelo Iunes. Iniciado em setembro, o serviço deve ser concluído no início do ano que vem, quando o espaço será liberado para a população. A contenção da encosta e restauração da histórica escadaria está orçada em R$ 440.875,25, em recursos próprios do Município.

Nós pegamos essa obra parada. A Escadinha faz parte da história de Corumbá. Infelizmente demorou, empreiteiros que pegaram não resolveram. Agora, com as obras já em andamento, ficamos felizes. Está bem adiantada, acreditamos que vamos entregar, no mais tardar, no final de janeiro. A entrega, para a população, é muito importante”, disse o prefeito Marcelo Iunes.

O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, acompanhou o prefeito na visita às obras da escadaria. “Foi uma obra de grande estudo. A empresa estudou bem o projeto, a estrutura que tem que ser feita para garantir a preservação do espaço e a segurança da população”, observouA engenheira, Giovanna Campos, da empresa responsável pelo serviço, acompanhou a visita.

A Escadinha da 15 tem a obra dividida em duas partes – que são a de infraestrutura de estabilização da encosta e a de restauro –, explicou o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla. “Inicialmente, está sendo feita a infraestrutura de estabilização do maciço, que vai ser estabilizado com concreto jateado e telas ancoradas. A principal obra é contermos a encosta para suspendermos a interdição da área da escada. Em seguida, vamos fazer o restauro da escada, que é o acabamento, arrumar os degraus, fazer toda a limpeza, instalar a parte de iluminação, que estamos vendo com o IPHAN, para retornarmos a escada ao mais próximo que era”, destacou. O assessor executivo da Prefeitura, Josiel Medina "Big", acompanhou a agenda do prefeito.

A Escadinha da 15 de Novembro foi fechada em junho de 2012, mas a primeira licitação para recuperação do equipamento público aconteceu só em outubro de 2018, na primeira gestão do prefeito Marcelo Iunes.