O prefeito Marcelo Iunes recebeu nessa terça-feira, 20 de junho, a visita institucional do superintendente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), João Henrique Santos. Esta foi a primeira agenda do professor, arquiteto e historiador em Corumbá após assumir a direção do órgão federal, em abril deste ano.

“Foi um encontro muito bom. Nós estamos retomando nossas ações do PAC das Cidades Históricas vislumbrando a finalização de alguns projetos e a retomada de obras. Então estamos em um momento com ventos muito favoráveis pra que sejam retomadas todas as ações do PAC e já pensando em obras novas, em projetos novos também”, afirmou João Santos.

O novo superintendente do IPHAN classificou o PAC das Cidades Históricas como uma das prioridades da instituição no Estado. “O IPHAN está se movimentando, justamente com a Prefeitura, para buscar novos projetos e retomar de projetos antigos”, destacou Santos, que complementou:

“Estamos em um momento que é totalmente favorável, de estreitar as relações e firmar novas parcerias e reafirmar o compromisso com a população corumbaense, com a população pantaneira, que vamos retomar o nosso centro de maneira eficiente, que a gente consiga ter muito orgulho da nossa cidade”, pontuou.

O prefeito Marcelo Iunes agradeceu a visita do superintendente e afirmou que o Município tem sim novos projetos que podem ser incluídos no âmbito da preservação da história e patrimônio. “Nesta quinta-feira, o superintendente do IPHAN terá mais uma reunião na Secretaria Municipal de Infraestrutura e serviços Públicos para discutirmos esse tema”, afirmou.

O secretário municipal Ricardo Campos Ametlla; o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico, Joilson Cruz; a gerente de Patrimônio Cultural Imaterial da Fundação, Livia Gaertner; o chefe de Gabinete, Elbio Mendonça; Gilberto Rozisca, da Fundação da Cultura; e Silvia Cedron, do IPHAN, também participaram da agenda.