O prefeito Marcelo Iunes recebeu nesta sexta-feira, 21 de julho, a visita institucional do secretário estadual da Casa Civil, Eduardo Rocha, e da secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino.

Também participaram da agenda o secretário-adjunto de Assistência e Direitos Humanos do MS, Anderson Chadid, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Costa Marques.

O crescimento do fluxo migratório e os desafios que esse fenômeno representa para a região foram os principaos temas do encontro. “Conversamos principalmente sobre a situação dos migrantes que vem via fronteira com destino a Corumbá, seguem a Campo Grande e depois todo o Brasil. Nós discutimos alguns pontos que façam com que eles  sejam bem acolhidos ma cidade, no Estado, e possam seguir sua viagem com dignidade”, explicou Amanda Balancieri.

“Falamos também sobre aqueles migrantes que vem para o Estado com a intenção de ficar, de construir uma vida aqui. Então nós tratamos sobre os tipos de demanda, qual o protocolo de atendimento, tanto para esse migrante que quer ficar quanto para quem está aqui só de passagem. Estamos alinhando com o Estado todo esse atendimento feito aqui”, complementou a secretária de Assistência Social e Cidadania de Corumbá.

Amanda lembrou que Corumbá já possuiu um observatório e um protocolo de atendimento dos migrantes, estruturados com participação efetiva da Prefeitura. “Inclusive a secretária de Estado pediu para apresentarmos esse trabalho como modelo para outros municípios se adequarem”, finalizou.

A preparação da cidade sobre o tema foi elogiado pela secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do MS. “Viemos a Corumbá porque estamos observando a terceira onda da migração venezuelana e que está impactando o município de Corumbá. O objetivo da nossa secretaria é colaborar subsidiando os serviços de acolhimento, de saúde, de fortalecimento dessa recepção desse migrante, haja vista que nós precisamos envolver em âmbito estadual uma política clara sobre esse assunto”.

“Fiquei muito feliz em saber que o município de Corumbá tem um observatório de migração e já vem mapeando estes números. Isto será um exemplo para os demais municípios. Eu convidei a secretária de Assistência para que exponha pra todas as secretárias de assistência do estado, na semana que vem, o modelo de observatório e do protocolo que está sendo desenvolvido aqui em Corumbá”, continuou Cozzolino.

A secretária reforçou ainda que “tem o objetivo de fortalecer os serviços em relação a pessoa com deficiência, que vislumbramos uma grande necessidade em nosso Estado, e estreitarmos esse contato com a assistência social e dos direitos humanos, que o destinatário é a população mais necessitada do nosso Estado”.

A gerente de Proteção Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Renata Papa, e o gerente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Lourival Vieira Costa, também participaram do encontro, realizado no gabinete do prefeito de Corumbá.