O prefeito Marcelo Iunes e a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, primeira-dama Amanda Balancieri Iunes, empossaram nesta quinta-feira, 14 de dezembro, os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para o biênio 2023-2025.

“Agradeço a todos por aceitarem essa uma missão”, disse Iunes após empossar os novos conselheiros. O chefe do Executivo Municipal afirmou que os conselheiros que integram o CMDCA desempenham um trabalho primordial no município para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

“Nossa administração criou e reativou diversos Conselhos, que são fundamentais para garantir que as políticas públicas sejam formuladas e executadas de forma a atender às reais necessidades da população”, disse Marcelo Iunes.  

A secretária de Assistência Social e Cidadania afirmou que o Poder Público é parceiro do trabalho dos conselheiros na defesa das crianças e adolescentes. “A cada um de vocês foi confiada essa missão. Nós, da Prefeitura estamos aqui para orientar naquilo que for necessário. Colocamos a Secretaria e a Prefeitura à disposição para esclarecer qualquer dúvida e, assim, fortalecermos os direitos das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou Amanda Iunes.

Falando em nome dos conselheiros, Milton de Souza Carvalho (representante não governamental), disse ser grande a responsabilidade de cada um dos integrantes do CMDCA. “Nossa principal responsabilidade é garantir os direitos, e também os deveres, fiscalizando todas as instituições que trabalham com crianças e adolescentes”, pontuou.

O CMDCA

O CMDCA é um órgão deliberativo e controlador das ações públicas e privadas, de atendimento e promoção do bem-estar social da criança e do adolescente em Corumbá. É composto por membros eleitos da Sociedade Civil que dirigem instituições de atendimento as crianças e adolescentes cadastrados e por representantes do Poder Publico.

O CMDCA é presidido por uma Mesa Diretora (Presidente, Ouvidor e Secretária Executiva). Sua estrutura é composta pela Plenária, Mesa Diretora e Comissões. Existe a alternância entre o mandato do Presidente e Ouvidor por igual período 01 (um) ano que são escolhidos por seus membros Titulares.

Além da formulação das Políticas Públicas voltadas para a infância e adolescência, é também atribuição do CMDCA certificar as entidades tanto Governamentais e Não Governamentais do município que atuam com crianças e adolescentes, bem como seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja executada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

TITULAR

SUPLENTE

 

Penélope Dawkler Hiran de Moraes

 

Adriana Massruhá

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

TITULAR

SUPLENTE

Eliete Ramos Maciel

Mabel Mônaco Dib

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

TITULAR

SUPLENTE

Fabiane Ohara Ramires

Lucimeire Montenegro de Freitas

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E PLANEJAMENTO

TITULAR

SUPLENTE

Lilia Giovana da Silva Cabrera

Lais do Nascimento

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DO ESTUDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CREIA)

TITULAR

SUPLENTE

Felipe Dartagan Maropo Teixeira de Castro

Ricardo Matos de Souza

REPRESENTANTES NÃO GOVERNAMENTAIS

Associação Cultural e Esportiva Bloco Carnavalesco Oliveira Somos Nós

TITULAR

SUPLENTE

 

Rachid Arruda Armad

 

Claudete Solis Estevo de Souza

 

Centro de Equoterapia “ Odilza Miranda de Barros”

TITULAR

SUPLENTE

Milton de Souza Carvalho

Daiane Martinez Vilalva Carrapateira

 

 

Instituto Moinho Cultural Sul - Americano

 

TITULAR

SUPLENTE

José Roberto dos Santos Júnior

Viviane Cristina Fabbri

 

Instituto Novo Olhar

TITULAR

SUPLENTE

Adriana da Cruz Oliveira

Luanny da Costa Oliveira

 

MSMT – Cidade Dom Bosco

TITULAR

SUPLENTE

Juliane Mendes Monteiro

Samira Gabriela Souza Ortiz