Em reunião com o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Alves de Carvalho, o prefeito Dr. Gabriel discutiu a possibilidade de implantação de um campus da instituição no município. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 26 de março.

Dr. Gabriel destacou que a instalação física de uma unidade da UEMS em Corumbá representaria um "significativo avanço" para a cidade, com reflexos positivos na "educação, na economia e no desenvolvimento social" da região. Inicialmente, os cursos em análise são Mineração e Agricultura Familiar, áreas estratégicas para o desenvolvimento local.

De acordo com o reitor, o cenário para a instalação da universidade em Corumbá é favorável. "Estamos em um ambiente político propício. Há esse entendimento por parte do prefeito, além do apoio do governador Eduardo Riedel e do secretário estadual de Educação, Hélio Daher", afirmou Carvalho.

Uma das propostas é utilizar salas ociosas das escolas estaduais no período noturno para a realização das aulas. "Queremos formar profissionais para o mercado local, atendendo vocações como a mineração, a agricultura familiar e o turismo de pesca", ressaltou. "São várias possibilidades, e iniciamos os processos de conversas e estudos de viabilidade", completou o reitor da UEMS. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul conta com 12 mil alunos e tem presença física em 15 cidades e EAD em outros 15 municípios. 

Durante o encontro, também foi discutida a realização de um workshop da Exposição Pantanal Tech MS em Corumbá, no final de maio. O evento busca fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região. Também participaram da agenda o assessor executivo da Prefeitura, Manoel Rodrigues; Luiz Mendez (Instituto Viva Pantanal) e Sílvio Baldueno (assessor UEMS).