Durante o balanço de seus sete anos de Gestão, realizado nesta segunda-feira, 30, no Paço Municipal, o prefeito destacou a implantação do Ecoponto, que recebe materiais em desuso (pneus, lixo eletrônico e vidro). Por ano, cerca de 50 toneladas de resíduos recebem destinação correta.
A Gestão também instalou cinco letreiros “Eu amo Corumbá” em pontos estratégicos da cidade, valorizando e fortalecendo o turismo local. O Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá (FIPEC) já é um dos maiores eventos do setor no Brasil, atraindo pescadores de diferentes regiões.
Outro equipamento idealizado pela gestão Marcelo Iunes foi o Centro de Atendimento Emergencial a Fauna Silvestre recebeu e cuidou de quase 500 animais silvestres de 2020 até hoje. Na área da Cultura, o prefeito lembrou do registro do Banho de São João como Patrimônio Imaterial do Brasil, realizado em 2021, e a entrega da Matriz de Nossa Senhora da Candelária.
O Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató foi totalmente reformado pela Prefeitura e ganhou iluminação de LED, enquanto o Complexo de Esporte e Lazer Carlos Albaneze (Carlito), no Cravo Vermelho, foi entregue pela Gestão em setembro de 2023, enquanto a praça do Previsul, espaço que contém quadra poliesportiva, pista de skate; pista de caminhada; iluminação e área reservada para instalação de academia, foi entregue neste ano.
A valorização dos servidores públicos foi outra característica da atual Gestão. Foram 10 Planos de Cargos e Carreiras efetivados nos últimos sete anos, incluindo o PCC dos técnicos administrativos da Educação, uma reivindicação antiga da categoria.
Ao próximo prefeito, a atual gestão deixa em pleno andamento a construção do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal, já batizado de Creapan, e da sede própria da Fundação de Meio Ambiente estão em andamento, com investimentos de mais de R$ 5 milhões; bem como a construção de 181 casas na Parte Alta; a construção da Casa da Mulher Brasileira; e a retomada do PAC das Cidades Históricas.