Com 162 lugares, o auditório superior do Centro de Convenções agora se chama “Professor Carlos Augusto Espíndola”. A placa com a denominação foi descerrada na manhã desta segunda-feira, 03 junho, pelo prefeito Marcelo Iunes. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, participou da solenidade.

“Essa é uma justa homenagem ao nosso querido professor Carlos Espíndola. Um profissional que sempre ajudou nossa administração e trabalhou em prol de Corumbá. Com certeza, seu nome ficará eternizado aqui no Centro de Convenções, local que sempre adorou trabalhar. Era um homem de muitas ideias e muito empenhado em seu trabalho. Tenho certeza que deixou um grande legado para o turismo de Corumbá”, disse o prefeito Marcelo Iunes.

Em seu discurso, Iunes também agradeceu à Câmara de Vereadores pela aprovação unânime ao projeto de lei que estabeleceu a denominação ao auditório. Emocionadas, Bernardete e Márcia Espíndola - irmãs do homenageado - agradeceram ao prefeito a lembrança: “sei que ele está muito feliz”, disse Márcia.

Representando o Legislativo Municipal, o vereador Roberto Façanha destacou que a denominação do auditório superior do Centro de Convenções “eterniza o nome de uma pessoa que contribuiu, e muito, para o desenvolvimento da sociedade corumbaense. Cada pessoa que entrar aqui vai lembrar do bem que o professor Carlos Espíndola fez a Corumbá”, declarou o autor da lei (n° 2.915, de 11 de dezembro de 2023) que deu nome ao espaço.

Vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), o servidor público municipal Sandro Asseff ressaltou que a homenagem remete “à valorização de um profissional que tanto defendeu a cultura, que tanto defendeu o nosso turismo, que tem um legado de história e serviços prestados ao municipio”. Sandro, enfatizou que a placa é a expressão pura da “meritocracia desenvolvida ao longo de toda a administração Marcelo Iunes”.

Falecido em 1° de junho de 2023, o professor Carlos Augusto Espíndola era servidor efetivo da Rede Estadual e também do município na Fundação de Turismo. Era dono de um grandioso histórico de serviços prestados a Corumbá, inclusive com sua contribuição como historiador. Entre inúmeros cargos ocupados e realizações, foi um dos precursores da elaboração do dossiê que fundamentou o início do processo de registro do Banho de São João, hoje, Patrimônio Imaterial do Brasil.

Acompanharam a solenidade os secretários de Governo, José Carlos Macena de Britto Júnior, que também responde pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais; Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Econômico e Sustentável); além dos diretores-presidentes Eduardo Carvalho Ribeiro (Fundação de Turismo do Pantanal); Joilson Silva da Cruz (Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá) e Marconi de Souza Júnior (Agência Municipal Portuária).