Participando do Encontro Regional do PPA 2024-2027, promovido pelo Governo do Estado, em Corumbá, nesta segunda-feira, 03 de julho, o prefeito Marcelo Iunes elencou algumas demandas que avalia serem prioridades para execução no município. Iunes pontuou ações de infraestrutura logística, saúde, geração de emprego, segurança e turismo.

"Vemos a necessidade de o Estado trabalhar melhorias nas pontes e nas estradas de acesso ao nosso Pantanal. Seria importante a troca das pontes de madeira por pontes com estrutura de concreto. Em caso de o Pantanal enfrentar novos casos de queimadas, o quê ninguém aqui quer, teríamos pontes com capacidade maior para suportar o fogo. Além disso, as pontes são ferramentas fundamentais para o escoamento da produção rural. Também precisamos da revitalização da nossa ferrovia", pontuou Iunes.

"Entendemos a importância da continuidade nos investimentos em nossos assentamentos rurais, bem como na saúde e educação. Por isso, vejo como muito importante essa iniciativa do Estado de ouvir a população dos municípios, que é quem conhece a realidade e o cotidiano das cidades", complementou o chefe do Executivo Corumbaense.

Marcelo Iunes chamou atenção para os setores do turismo e segurança pública. "Corumbá hoje tem efetivo muito pequeno, na Polícia Militar, para ser um Batalhão. Somos uma cidade de fronteira e o Batalhão da PM também atende ao município de Ladário e, acredito que o aumento no efetivo da corporação é primordial para nossa população. Hoje, temos um turismo de pesca consolidado, mas precisamos fortalecer outros ramos, como o turismo esportivo; o contemplativo temos o turismo de festa, também. Brevemente teremos a construção de um complexo aquático, também está próxima a inauguração da primeira loja free shop em Corumbá. Tudo isso é importante, é um turismo diferenciado e permite atração de investimentos, geração de emprego e renda e dá movimento à nossa economia".

O prefeito ressaltou que as demandas apresentadas pelos representantes dos mais variados segmentos que participaram do Encontro Regional do PPA são importantes. Mas afirmou ser "necessário que a população, geral, apresente as propostas diretamente ao canal online disponibilizado pelo Governo do Estado".

"Esse encontro do PPA é de extrema importância porque levanta as demandas dos municípios diretamente com a população. Entre as proposições identificamos ser fundamental o aumento do efetivo da Polícia Militar e também da Polícia Civil; é importante também, na questão da saúde pública, a necessidade de o Governo do Estado nos auxiliar mais no aporte à Santa Casa para que a gente possas dar atendimento ainda melhor à população de Corumbá. É uma grande iniciativa deixar a população realmente identificar situações do município, falar, apresentar as demandas que o município precisa", disse o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, durante o encontro regional para discutir o planejamento de 2024 a 2027 do Estado, realizado no auditório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ele destacou que a Prefeitura de Corumbá já utiliza o expediente online com um canal para apresentação de propostas, pela população, ao PPA Municipal.

O canal interativo, disponibilizado pelo Governo do Estado, para a população apresentar as sugestões é o www.voceparticipa.ms.gov.br, que ficará aberto até o dia 31 de julho.

Prioridades da cidade

Na avaliação do vice-governador Barbosinha, a participação popular neste projeto é essencial. "O PPA nada mais é do que discutir o planejamento para os próximos quatro anos. Por meio do municipalismo vamos ouvir as pessoas e saber o que elas precisam. Saber a prioridade número um de cada cidade. Um Governo que se propõe a ser próspero, inclusivo, digital e verde, tendo o desenvolvimento junto com o cuidado com o meio ambiente. Satisfação estar aqui na região do Pantanal e saber o que a população pensa para o Estado".

O chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha, destacou que é uma satisfação do Governo do Estado discutir os projetos futuros de Corumbá e toda região do Pantanal. "Discutir e ouvir de vocês o que esperam para suas cidades, muitas vezes apresentam algo que o Governo não tinha pensado, pois vivem esta realidade. Assim podemos receber as sugestões e incluir no PPA".

O encontro foi a oportunidade dos gestores, representantes municipais e população apresentarem suas principais demandas ao Estado para os próximos anos. A formulação do PPA vai nortear o planejamento do Governo do Estado, que ao ouvir as pessoas, vai atender os anseios da sociedade.

Todas as propostas e indicações feitas pelas lideranças e população farão parte deste documento que além de ser uma exigência legal, vai ser um instrumento de transformação social, para trazer melhorias efetivas às pessoas.

"Expectativa do PPA é conseguir tirar da população o máximo de indicadores e projetos, sempre lembrando que cada região tem suas prioridades, e assim conseguir a partir do cidadão resolver questões prioritárias, que interferem diretamente na vida das pessoas", afirmou o secretário-executivo de Gestão Estratégica, Thaner Nogueira Castro. Com informações do Portal do Governo de Mato Grosso do Sul.